Tensões entre Coreias aumentam e já há ameaças de bombardeio pelo norte

Ditador norte-coreano, Kim Jong-Il, ameaçou atacar o país vizinho e os EUA; usina de plutônio foi reativada na capital Pyongyang

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – As tensões entre Coreia do Norte e Coreia do Sul se acirraram nesta quarta-feira (27). Após ordenar o disparo de dois mísseis de curto alcance na terça-feira (26), o ditador norte-coreano, Kim Jong-Il, ameaçou atacar o país vizinho e os EUA.

A união entre o governo sul-coreano com os Estados Unidos para interceptar navios suspeitos de envolvimento com armas nucleares parece ter irritado Jong, que tomou mais uma medida drástica.

Segundo circula na mídia sul-coreana, o governo da Coreia do Norte reativou sua usina de plutônio na capital Pyongyang, com capacidade de enriquecer o material para a produção de bombas atômicas.

Continua depois da publicidade

“Qualquer ato hostil contra os nossos navios, inclusive operações de busca e apreensão, será entendido com uma infração imperdoável”, afirmou um porta-voz da marinha sul-coreana sobre os possíveis ataques.

Pulso firme

Na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas em Moscou, os membros sugeriram uma resolução severa contra a Coreia do Norte após os testes. Vale lembrar que a ajuda internacional é vital para a população do país.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar