Fitch manteve o nosso grau de investimento, mas para o mercado, Brasil já é junk

Seguro contra calote dos nossos títulos já é mais de 200 pontos mais caro do que o da Indonésia, país que tem a mesma nota que o Brasil na Fitch

Equipe InfoMoney

Torcedora da Seleção Brasileira
Torcedora da Seleção Brasileira

Publicidade

SÃO PAULO – Ontem, a agência de classificação de risco, Fitch, cortou o rating soberano do Brasil de BBB para BBB-, apenas um nível acima do selo de bom pagador, o famoso grau de investimento. No entanto, se ainda mantivemos a nossa credibilidade como países seguros de se investir pelas agências de classificação de risco, o mercado já nos tirou este “privilégio”. 

Como ter certeza disso? Basta olhar para os CDSs (Credit Default Swaps), que são uma espécie de seguro contra a inadimplência de emissores de títulos. Em geral, o que acontece nos CDSs é um contrato entre duas partes: a primeira, que pode ser uma instituição financeira que compra proteção para sua carteira de crédito, e a outra, por exemplo, uma seguradora de títulos, vende essa proteção. Assim, o risco de default, ou não cumprimento das obrigações, é transferido do credor para o vendedor do CDS. Mas como isso serve para medir a segurança do investimento de um país?

Quem possui um carro sabe que quanto mais jovem e com menor tempo com a carta de motorista, mais caro é o seguro. O mesmo ocorre com estes contratos. Países mais arriscados possuem um CDS mais caro e países menos arriscados possuem um CDS menor.

Continua depois da publicidade

Logo, para aquelas nações com notas de risco semelhantes, o preço do CDS deveria ser também parecido. No entanto, a realidade não é bem assim. 

Atualmente, o nosso CDS é de 445 pontos, número bem acima dos 305 pontos da Croácia, por exemplo, país que está dois degraus abaixo da nossa nota pela Fitch. A Indonésia, que tem o mesmo rating que o Brasil, tem um CDS 200 mais de pontos mais barato do que o nosso. 

Veja tabela com o CDS do nosso País comparado:

Continua depois da publicidade

País CDS Nota na Moody’s Nota na S&P Nota na Fitch
Brasil 445 Baa3 BB+ BBB-
Indonesia 222 Baa3 BBB BBB-
Colombia 229 Baa2 BBB- BBB
África do Sul 248 Baa2 BB+ BBB
Turquia 271 Baa3 BB+ BBB-
Croácia 305 Ba1 BB BB
Bahrein 334 Baa3 BBB- BBB-
Costa Rica 414 Ba1 BB BB+

Isso significa que apesar de mantermos o nosso grau de investimento oficialmente, a perda dele não vai surpreender ninguém no mercado. O seguro para um calote dos títulos do nosso País já é um dos maiores entre os nossos semelhantes em nota de crédito.