Publicidade
SÃO PAULO – As lavouras de soja do Centro-Oeste do país e a região do Matopiba, que abrange parte dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, têm sido beneficiado pelo alto volume de chuvas nos últimos dias.
Nesta época do ano é comum maiores precipitações. Mas, após o período de chuvas irregulares no final de 2015, as recentes e fortes precipitações podem favorecer as lavouras. “As chuvas no Centro-Oeste têm contribuído para uma regularização na safra de grãos, mas elas não recuperam a situação, apenas melhoram e mantêm o desenvolvimento da soja”, comenta o meteorologista da Somar Meteorologia Tiago Robles.
A previsão da Somar Meteorologia é de que as chuvas fortes vão continuar sobre o Centro-Oeste e região MATOPIBA até o fim de semana. “A partir da próxima semana, a condição será de chuva forte apenas para o Centro-Oeste, enquanto o Nordeste passará a ter uma redução no ritmo das precipitações, mas que não devem atrapalhar o plantio da soja, por conta da umidade do solo”, finaliza Robles.
Continua depois da publicidade