Regulador do mercado chinês suspende regra de circuit breaker após “efeito reverso”

Decisão foi tomada em meio às discussões de que nova regra estaria aumentando volatilidade ao invés de conter mercados

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O regulador do mercado chinês suspendeu a regra de circuit breaker das bolsas locais, informa a imprensa internacional. A decisão veio após o mecanismo ser acionado duas vezes este ano, quando a regra começou a valer. 

Hoje, Xangai caiu forte e fechou depois de apenas meia hora de pregão após uma nova desvalorização do yuan, aos menores patamares de 2011.

Os reguladores chineses estabeleceram este mecanismo de circuit breaker para controlar a volatilidade dos mercados. Porém, alguns analistas avaliam que o sistema acabou gerando o efeito reverso ao gerar preocupações sobre a saúde do mercado, ao reduzir a habilidade de ver o quanto as ações poderiam cair. 

Continua depois da publicidade

A regra anterior de circuit breaker na China havia sido acionada, de forma a interromper o pregão sempre que ocorrem variações muitos acentuadas do índice CSI 300, que reúne as 300 ações mais líquidas negociadas em Xangai e em Shenzhen. Quando o índice variava 5%, a sessão era interrompida por 15 minutos e, no caso de flutuações de 7%, o pregão do dia era encerrado mais cedo, o que ocorreu no pregão desta quinta.

Mais informações em breve. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.