Theresa May eleva nível de ameaça terrorista para crítico e teme um atentado “iminente”

Além disso, ela confirmou que o terrorista suicida que atacou a Manchester Arena na noite de ontem era Salman Abedi, de 22 anos, nascido na própria cidade

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A primeira-ministra britânica Theresa May divulgou na noite desta terça-feira (23) um comunicado elevando o nível de ameaça no Reino Unido de “severo” para “crítico”. Além disso, ela confirmou que o terrorista suicida que atacou a Manchester Arena na noite de ontem era Salman Abedi, de 22 anos, nascido na própria cidade.

O nível de alerta terrorista só foi considerado crítico duas vezes antes e é uma decisão da Joint Terrorism Analysis Centre (JTAC), uma unidade contra-terrorista dentro do MI5, o serviço secreto britânico.

O comunicado é feito no final da segunda reunião desta terça-feira, onde ficou decidido que vai ser colocada em prática a Operação Temperer, ou seja, as forças armadas vão passar a fazer a patrulha de locais como o Parlamento e outros locais públicos de potenciais risco.

Continua depois da publicidade

“Agora, com base nas investigações de hoje, conclui-se que o nível de ameaça deve ser aumentado, por enquanto, de severo a crítico”, disse May em um pronunciamento na televisão. “Isso significa que sua avaliação não é apenas que um ataque continua altamente provável, mas que um novo ataque pode ser iminente”, completou a premiê.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.