Rússia adverte para um “cenário apocalíptico” na península coreana

Tensões entre Coreia do Norte e do Sul parecem ter voltado ao radar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As tensões entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul parecem aumentar novamente, levando um alto funcionário russo a advertir para um “cenário apocalíptico” na península. 

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Morgulov, disse nesta segunda-feira que o mundo não poderia ignorar a crise em torno da Coreia do Norte, mas ele espera que uma solução pacífica possa ser encontrada.

“Existe um cenário do desenvolvimento apocalíptico da situação na península coreana e não podemos nos cegar”, disse Morgulov na abertura da oitava conferência anual asiática do clube de discussão de Valdai em Seul, de acordo com a agência de notícias estatal da Rússia Tass.

Continua depois da publicidade

“Espero que o senso comum, o pragmatismo e o instinto de autopreservação prevaleceram entre os nossos parceiros para excluir esse cenário negativo”, disse o diplomata russo.

Os comentários ocorrem enquanto a comunidade internacional observa o próximo passo do regime do líder norte-coreano Kim Jong Un. Houve demandas repetidas para que o país interrompa o desenvolvimento de armas nucleares, mas Pyongyang repetidamente sinaliza ter ignorado estes pedidos, realizando uma série de testes de mísseis nucleares. A Rússia tem interesse em uma solução pacífica para o problema da Coreia do Norte, pois compartilha de uma fronteira terrestre de 19 quilômetros com o país e não quer que os EUA se envolvam na região.

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.