Coreia do Norte é a maior ameaça mundial agora, diz embaixador americano

Terry Branstad elogiou a China por atender as sanções ao regime norte-coreano, mas afirmou que mais pode ser feito

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Coreia do Norte é a maior ameaça para a humanidade no momento e a China e os EUA podem detê-lo, disse o embaixador americano na China para o portal CNBC.

“O que está acontecendo com o desenvolvimento ilegal e agressivo da de armas nucleares e mísseis balísticos na Coreia do Norte … Esta é a maior ameaça para a humanidade agora”, afirmou Terry Branstad. 

Branstad elogiou a China por ter adotado as recomendações do Conselho de Segurança das Nações Unidas por mais sanções a serem impostas à Coreia do Norte após novo teste de mísseis balísticos pela nação na semana passada. Contudo, ele disse que mais poderia ser feito.

Continua depois da publicidade

“Quero saudar os chineses pelas mudanças que fizeram nos últimos três meses, apoiando as duas resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e acredito que estão trabalhando duro para impor as sanções”, ele disse.

“Mas eu acho que ainda há mais que precisa ser feito. Precisamos continuar trabalhando juntos e compartilhamos a convicção de que precisamos desnuclearizar a Península da Coreia. A China e os EUA podem desempenhar um papel fundamental nesse trabalho com o resto da mundo.”

Os comentários do embaixador ocorrem após a visita do presidente Donald Trump à China, em novembro, que parece ter “descongelado” as relações entre os dois países, que vivem crescentes tensões diplomáticas quando o assunto é a península coreana.  A China é um aliado tradicional da Coreia do Norte, mas também quer preservar a estabilidade na região e tem mostrado preocupação com os avanços belicosos do regime do líder Kim Jong-un. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.