Publicidade
SÃO PAULO – A agência de notícia Reuters divulgou nesta terça-feira (27) uma imagem do passaporte falso obtido pelo atual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, e seu pai, Kim Jong-Il, na década de 90. Segundo as informações, ele usaram o documento para obterem vistos para países europeus.
Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear
A agência confirmou a informação com fontes oficiais ligadas aos órgãos de segurança na Europa. “Eles usaram esses passaportes, que claramente mostram Kim Jong-un e Kim Jong-il, para tentar obter vistos em embaixadas estrangeiras”, disse um dos oficiais. “E isso mostra o desejo de viajar e uma tentativa de construir uma rota de fuga”, explicou a fonte anônima.
Continua depois da publicidade
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse à Reuters que está investigando o caso. Outras quatro fontes de segurança europeias confirmaram que os dois passaportes brasileiros com fotos dos dois com os nomes de Josef Pwag e Ijong Tchoi foram utilizados para solicitar vistos em ao menos dois países ocidentais.
Os dois passaportes contêm um carimbo dizendo “Embaixada do Brasil em Praga” com data de expedição de 26 de fevereiro de 1996, tendo validade de 10 anos cada um. As fontes de segurança disseram que tecnologia de reconhecimento facial confirmaram que as fotos são de Kim Jong Un e seu pai.
Confira a imagem:
Continua depois da publicidade