Trump diz que ditador norte-coreano é “muito honrado” e define acordo nuclear com Irã como desastre

"Kim Jong-un realmente foi muito franco e acredito que muito honroso", afirmou o presidente dos EUA

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente dos EUA, Donald Trump, avaliou nesta terça-feira (24) como positiva a iniciativa de diálogo do ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, assim como acrescentou que o líder da Coreia do Norte tem um comportamento “muito honrado” com essa decisão.

“Kim Jong-un realmente foi muito franco e acredito que muito honroso”, disse Trump durante reunião na Casa Branca com o presidente francês, Emmanuel Macron. Segundo o presidente do EUA, as autoridades norte-coreanas esperam que a reunião entre os países ocorra o mais rápido possível. Vale lembrar que na última sexta-feira (20) a Coreia do Norte anunciou a suspensão de testes nucleares e de mísseis.

Se de um lado Trump elogiou o ditador da Coreia do Norte, por outro o presidente norte-americano criticou duramente o acordo nuclear com o Irã, qual os EUA fazem parte: “todos conhecem a minha posição sobre o acordo com o Irã. É um acordo horrível. É um desastre”, afirmou Trump, que prometeu discutir o futuro do acordo com Macron.

Continua depois da publicidade

O presidente norte-americano agradeceu o francês por sua colaboração na ofensiva contra a Síria em vista do uso de armas químicas. “Junto com nossos amigos britânicos, EUA e França recentemente tomaram ações decisivas em resposta ao uso de armas químicas pelo regime sírio. Quero agradecer pessoalmente ao presidente Macron, às forças armadas francesas e ao povo francês por sua firme colaboração”, disse Trump.