Publicidade
SÃO PAULO – O pensamento tradicional é de que quem ganha dinheiro na Bolsa são só os “tubarões”, ou seja, investidores estrangeiros, fundos institucionais e pessoas com grandes fortunas. No entanto, ao contrário do senso comum, a pessoa física possui oportunidades de fazer dinheiro com ações que os grandes fundos não têm.
Para falar sobre isso estão os analistas Bruce Barbosa e Rafael Ragazi da Nord Research. Assista no Analistas Sem Censura desta terça-feira (28).
Segundo Ragazi, o primeiro ponto é que grandes casas de análise dificilmente cobrem small caps e mid caps, de modo que diversas vezes elas são precificadas de maneira incorreta. “Fiz uma pesquisa com um indicador de rentabilidade e um de preço. O resultado do estudo foi que, para as empresas de pequeno e médio porte, uma análise de indicadores básicos consegue precificar melhor que o mercado”, afirma.
Continua depois da publicidade
A consequência disso é o surgimento de grandes oportunidades tanto de compra como de venda de ativos mal avaliados.
Já Bruce lembra que o gestor tem um grande problema, que é o fato de que o cotista de fundo, quando perde dinheiro, muitas vezes, vende sua participação, de modo que o gestor é obrigado a vender ações para cobrir essa perda em vez de comprar na baixa para reduzir o preço médio dos investimentos.
Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações