Klabin: resultados do primeiro trimestre causam divergências entre analistas

Equipe da Spinelli se anima ante balanço financeiro, enquanto Link Investimentos diz que números vieram em linha com o esperado

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O resultado da Klabin (KLBN4) no primeiro trimestre deste ano trouxe divergências entre os analistas de mercado nesta segunda-feira (3). Para Kelly Trentin e Erika Mudalen, da Spinelli Corretora, a companhia apresentou “forte resultado superior às expectativas”, enquanto que Leonardo Alves, da Link Investimentos, avalia os números como dentro do esperado. 

Entre janeiro e março de 2010, a produtora de papel e celulose totalizou um lucro líquido de R$ 31 milhões, avanço de 6% em relação ao apurado em igual período 2009. No mesmo sentido, a receita líquida e o Ebitda (geração operacional de caixa) da companhia cresceram 17% e 35% na mesma base comparativa, respectivamente.

Na análise da Spinelli, o olhar positivo ao balanço financeiro decorre do crescimento de vendas de madeira, aumento dos preços médios do papel e forte controle de custos e despesas da produtora de celulose.

Continua depois da publicidade

Perspectivas
A Link Investimentos, por sua vez, lembrou que os números da companhia no primeiro quarto do ano foram afetados pela fraca base comparativa. “Os resultados do primeiro trimestre de 2009 foram bastante afetados pelos efeitos da crise em todo o mundo, e apresentaram números mais fracos. Com isso, a comparação do 1T10 com o 1T09 fica bastante comprometida”, destacou.

O analista da corretora também destacou o aumento nas vendas de madeira da Klabin, que, segundo ele, foi impulsionado pela mudança da estratégia da companhia de liberar terras para replantar suas florestas. Quanto aos preços, Alves diz que a tendência ainda é de alta e que “podemos ver maiores ganhos de margem para a Klabin nos próximos trimestres”.

Apesar disso, a Link espera uma repercussão neutra dos resultados sobre as ações da Klabin. “Como o resultado veio em linha, não esperamos nenhuma movimentação brusca nos papéis nos próximos dias”, concluiu.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar