Para especialista, 11 bancos serão reprovados no teste de estresse da União Europeia

Diretor da consultoria Macquarie Securities alerta ainda que em cenário efetivo de estresse, caos seria ainda maior

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista cedida ao portal norte-americano CNBC, o diretor da Macquarie Securities, Alessandro Roccati, revelou sua expectativa de que 11 bancos não irão passar pelo teste de estresse promovido na União Europeia. O resultado oficial dos testes é esperado para a próxima sexta-feira, dia 23.

Em relatório, a consultoria especializada em gestão de risco disse identificar “um punhado de bancos que precisam de mais capital em um cenário-base de estresse”. Entre estas instituições, a Macquarie lista todos os bancos gregos que serão submetidos ao teste, além de Bankinter, Postbank, Banco Popolare, BCP, Commerzbank e Sabadell.

Saúde financeira na Europa em xeque
Ainda que, num primeiro olhar, o número estimado de instituições financeiras que não passarão pelo teste pareça pequeno, o resultado não afasta os receios acerca da saúde do sistema financeiro na Europa.

Continua depois da publicidade

Isto porque, na visão de Roccati, enquanto 11 dos 46 bancos listados em bolsa que serão submetidos à simulação promovida pela União Europeia irão falhar, em um cenário efetivo de estresse, um número maior entre os 91 bancos da região (incluindo os que não são listados) não resistiriam.

Se os bancos problemáticos da região não conseguirem se recapitalizar ou serem financiados pelos governos locais, o cenário mais provável é que eles acabem pedindo socorro ao fundo de resgate da União Europeia, conclui o diretor da Macquarie Securities.