Publicidade
SÃO PAULO – A Bradespar (BRAP4), holding que detém papéis da mineradora Vale, e a Totvs (TOTS3) anunciaram após o fechamento do pregão desta segunda-feira (28) que irão iniciar um novo programa de recompra de ações envolvendo milhões, ambas com prazo de 1 ano.
A Bradespar pretende realizar a recompra de até 1,5 milhão de ações, sendo 500 mil ordinárias (BRAP3) e 1 milhão preferenciais (BRAP4). A quantidade é pouco significativa em relação às 249 milhões de ações em “free float” (circulação no mercado). Segundo a companhia, as ações adquiridas ficarão em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento. As compras serão intermediadas pela Bradesco Corretora e Ágora Corretora.
Já a Totvs pretende recomprar até 1,4 milhão de suas ações, representando 1% das 134 milhões de ações em “free float”. Segundo a empresa, as ações serão destinadas para atender ao exercício de opções de compra de ações no âmbito do Plano de Incentivo baseado em ações da companhia, podendo ser mantidas em tesouraria, canceladas ou posteriormente alienadas. As corretoras intermediadoras serão BTG Pactual, Itaú CV, Brasil Plural Corretora, Santander Corretora, e Morgan Stanley Corretora.
Continua depois da publicidade
Bom sinal para o mercado?
Um programa de recompra de ações acaba sendo visto com bons olhos pelo mercado. Primeiramente: o fato do controlador da empresa indicar que irá comprar ações no mercado à vista é um ótimo sinal de que estes papéis estão a um preço atrativo, já que em tese ele é quem mais entende do “case” da companhia. Além disso, a entrada de um grande investidor no lado comprador da ação pode impulsionar suas cotações na Bolsa, já que haverá uma demanda maior para uma mesma oferta – nada mais que a lei da oferta e da demanda.
Contudo, é importante se atentar que a Totvs está recomprando apenas para atender seu programa de exercício de opções de compra. Já a Bradespar anuncia esta aquisição em um momento interessante na Bovespa, já que seus papéis acumulam ganhos de 25% do final de junho pra cá, praticamente zerando as perdas acumuladas em 2014 (-3,7%).
Totvs também pagará proventos
Além do programa de recompra de ações, a Totvs também aprovou o pagamento de juros sobre capital próprio aos acionistas. O montante será de R$ 21,7 milhões, relativos ao primeiro semestre de 2014, e equivale a R$ 0,13342. O dividendo será pago em 20 de agosto e presenteará os acionistas detentores de TOTS3 até o fechamento de 1 de agosto.