Bolsas em Wall Street sobem, favorecidas por apoio europeu à Grécia

França e Alemanha buscam solucionar entraves sobre reestruturação da dívida; gregos têm novo ministro das Finanças

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários de Wall Street registram alta nesta sexta-feira (17), favorecidos pela repercussão do encontro, nesta manhã, entre o presidente francês, Nicholas Sarkozy e a chanceler alemã, Angela Merkel, no qual deram sinais de união para solucionar os entraves para reestruturação da dívida grega.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresenta valorização de 0,86% e atinge 12.064 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, abre em alta de 0,86% a 1.278 pontos, enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, sobe 0,58%, chegando a 2.639 pontos.
 

Participação voluntária do setor privado
A mudança de posicionamento da Alemanha, para uma participação voluntária do setor privado no segundo pacote de ajuda à Grécia, colocou de lado o temor dos investidores à respeito da demora para evitar o calote do país, que poderia afetar a economia global.

Continua depois da publicidade

Setor corporativo
Os papéis da Research in Motion, fabricante do Blackberry, despecaram após a divulgação dos resultados do segundo trimestre, em que a empresa revelou projeções piores do que as expectativas do mercado. As ações da empresa operam em baixa de 15,62%.

Enquanto isso, as ações da Ciena, fabricante de equipamentos de rede para as maiores empresas de telefonia dos EUA, operam em baixa de 1,45% após o UBS mudar sua recomendação de “neutra” para “venda”.

Reestruturação governamental
O início da remodelação do governo grego também foi avaliada pelo mercado, que espera pela rápida aprovação das medidas de austeridade, a fim de acelerar a nova ajuda à Grécia. O primeiro ministro grego, George Papandreou, nomeou Evangelos Venizelos, que ocupava o posto de ministro da Defesa, como novo ministro das Finanças e vice primeiro ministro.

Continua depois da publicidade

Agenda
A confiança dos consumidores na economia norte-americana em junho, medida pelo Michigan Sentiment (Final), foi pior do que as expectativas do mercado, com 71,8 pontos.

Já o Leading Indicator, com dados de maio sobre custo da mão de obra, número de pedidos de auxílio-desemprego e permissões para construções, superou as expecativas do mercado em 0,4 ponto percentual. O indicador alcançou a marca de 0,8%.


   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 Dow Jones +0,86 12.064 -3,95 +4,20 
 S&P 500 +0,86 1.278 -4,64 +1,66 
 Nasdaq +0,58 2.639 -6,25 -0,52