Futuros dos EUA operam de olho em temores sobre a Grécia

Investidores questionam efetividade do plano de austeridade, veem risco de default e ações de bancos recuam forte

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em baixa nesta segunda-feira (12), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -1,83% e -1,69, respectivamente.

No momento, Wall Street acompanha diretamente o pessimismo que abate o mercado europeu em função do aumento da desconfiança com a Grécia. Investidores temem que Atenas seja incapaz de colocar em prática o plano de austeridade aprovado pelo parlamento em julho, embora o aumento de impostos anunciado nesta manhã contribua para tanto.

A visão é compartilhada por parte da classe política europeia, que reluta em liberar a nova rodada de auxílio ao país enquanto o governo do primeiro ministro George Papandreau não conseguir apertar definitivamente os cintos e afastar o risco de default, embora o político tenha reiterado no sábado seu compromisso em evitar um calote a qualquer custo.

Continua depois da publicidade

Ladeira abaixo
Com isso, o setor bancário é afetado diretamente não só na Europa como também nos EUA. Por ora, destaque negativo para os papéis de Bank of America (-4,01%), Citigroup (-4,19%), JPMorgan Chase (-2,62%), Morgan Stanley (-2,16%) e Goldman Sachs (-1,81%), já no pré-market.

No campo dos indicadores, apenas números dos preços das importações e exportações serão divulgados às 9h30, de Brasília, porém com pouca relevância para o mercado de ações, além do Treasury Budget, às 15h00.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar