Publicidade
SÃO PAULO – Em meio aos rumores de venda de participação de 17% da companhia para a norte-americana Delta Airlines, as ações da GOL (GOLL4) se destacaram na ponta positiva do Ibovespa no pregão dessa terça-feira (24). Os papéis GOLL4 fecharam com valorização de 3,99%, aos R$ 10,17, enquanto o benchmark da bolsa avançou 0,70%, aos 61.971 pontos.
De acordo com o analista da Geral Investimentos, Ivanor Torres, a notícia da venda de mais de 17% de suas ações para a empresa estrangeira levou à disparada das ações, mesmo com a GOL desmentindo a notícia. “Já era esperado que a companhia negasse a negociação, para evitar insider trading e para manter o sigilo dessa operação”, avalia Torres. Ele ressalta ainda que as negociações de venda de uma fatia acionária já eram esperadas pelo mercado, principalmente após a adoção de novas estratégias para reverter o prejuízo obtido no ano passado.
Espaço para queda ainda existe
Com uma forte queda do papel em 2012, de cerca de 18%, o analista ressalta que as ações da companhia vêm tendo um forte desempenho nesse pregão como parte de um movimento de correção de perdas. “Em 2010, as ações valiam cerca de R$ 30,00 e, atualmente, valem cerca de um terço desse valor”, ressalta o analista, lembrando que os papéis GOLL4 chegaram nesse ano ao menor valor desde outubro de 2008, no auge da crise financeira mundial.
Levantamento exclusivo do InfoMoney revela o que 44 gestoras esperam do Brasil. Cadastre-se e receba o material completo
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Apesar dessa recuperação, Torres ressalta que os papéis da companhia devem cair um pouco mais, já que as perspectivas para o setor de transporte aéreo também não são positivas, em meio a pressão de custos de combustíveis e de perspectivas de redução das margens de rentabilidade das companhias. Vale lembrar que, na esteira desses acontecimentos, o governo lançou medidas para ajudar o setor na terça-feira da última semana, o que levou os papéis da aérea a subirem 11,02% na sessão daquela data.
Nesse cenário, a companhia está mais exposta à conjuntura do setor do que a concorrente TAM (TAMM4), que atualmente acerta os detallhes da fusão com a chilena LAN. A GOL já sinalizou uma mudança de estrutura, com corte de despesas, redução de cargos de gerência e funcionários, além do corte de número de voos diários. Assim, a venda de participação para a Delta poderia ser o próximo passo para aliviar a pressão de margens.