Número de CDs piratas apreendidos cresce mais de seis vezes em outubro

São Paulo se destaca no total das apreensões, com 405 mil mídias piratas retiradas do mercado, afirma Abes

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Um total de 525.525 CDs piratas de programas de computadores foram apreendidos em outubro deste ano, em 57 ações realizadas nos principais centros comerciais do Brasil, segundo dados divulgados pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) e pela ESA (Entertainment Software Association) na última quarta-feira (16).

As apreensões representam um aumento de cerca de 513% em relação ao total de setembro, quando foram apreendidos 85.730 CDs.

Centros urbanos
As operações foram realizadas em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Só em São Paulo foram apreendidas 405.220 mídias piratas.

Continua depois da publicidade

Na sequência, vieram Minas Gerais (77.330), Paraná (48.797), Rio de Janeiro (18.118), Santa Catarina (1.738) e Pernambuco (1.322).

No mesmo mês do ano passado, o total de apreensões foi de 155.952. Com o volume de outubro deste ano, nota-se um crescimento de 236% nas apreensões.

As associações informam ainda que foram tirados do ar oito websites que comercializavam softwares piratas e 174 anúncios irregulares.

Continua depois da publicidade

“Temos acompanhado o trabalho intenso das iniciativas público e privada para reduzir ainda mais a pirataria no mercado, tanto em CDs quanto no mercado online. O apoio da população também é fundamental, denunciando e não comprando de lugares e sites ilegais, ainda mais agora, em que as festas de final de ano se aproximam”, explica Rodrigo Paiva, coordenador do GT, Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da Abes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.