SP: intenção de compras e inadimplência recuam na primeira quinzena do mês

Consultas para compras a prazo caíram mais do que as consultas para compras à vista, aponta ACSP

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Na primeira quinzena de novembro, a intenção de compras do consumidor na cidade de São Paulo recuou, ante o mesmo período do mês anterior, segundo revelam dados divulgados nesta quarta-feira (16) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

As consultas ao SCPC Cheque, que medem as compras à vista, registraram queda de 5,3% no período, enquanto o SCPC, indicador de compras a prazo, caiu 7,2%.

Na comparação com a primeira metade de novembro do ano passado, houve leve alta de 0,2% no SCPC e estabilidade no SCPC Cheque.

Continua depois da publicidade

“Os dados da quinzena sugerem que o consumidor continua cauteloso com o cenário econômico nacional e internacional, mas o Banco Central continua atento, voltando a estimular o crediário”, explicou o presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato.

Inadimplência
O balanço da ACSP mostra ainda alta de 6,4% no número de inadimplentes incluídos no cadastro do SCPC na primeira metade de novembro, frente a igual período de 2010. Quando comparado com o mês de outubro, deste ano houve queda de 2,5%.

Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) cresceram mais (7%), na mesma base comparativa, o que, segundo a ACSP, aponta para uma perspectiva mais positiva para a inadimplência, que pode cair ainda mais com a entrada do 13º salário na economia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.