Na opinião de 81% da população, motoristas não respeitam a faixa

Pesquisa mostra que, na opinião de 82% dos entrevistados, os pedestres também não respeitam a faixa

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa realizada com mil paulistanos mostra que, na opinião de 81%, os motoristas não respeitam a faixa de pedestre. Quase o mesmo percentual (82%) acreditam que os pedestres também não atravessam na faixa.

Dos 81% que culparam os motoristas, 80% costumam dirigir em São Paulo e 81% não dirigem. Já entre os 82% que apontaram os pedestres, 79% não dirigem na cidade e 86% são motoristas.

A pesquisa foi realizada pela APPM (Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado) na mesma semana em que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) intensificou a fiscalização nas ruas de São Paulo. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, quem desrespeitar a faixa de pedestre está sujeito à multa de até R$ 191,53, além de sete pontos na carteira de habilitação.

Continua depois da publicidade

O objetivo da fiscalização em Sâo Paulo é reduzir pela metade a quantidade de atropelamentos e mortes na capital paulista até o final de 2012.

Dados
Dos entrevistados, 41% disseram dirigir em São Paulo e 59% disseram que não usam carro.

Dos que dirigem, 96% disseram que respeitam a faixa de segurança e param sempre que um pedestre pretende atravessar a rua.

Continua depois da publicidade

Ainda 88% dos mil entrevistados pela pesquisa disseram respeitar a faixa na hora de atravessar a rua.

Culpados
Quando questionados sobre quem é o maior responsável pelos atropelamentos em São Paulo, 20% dos entrevistados acreditam que os motoristas são os maiores culpados. Já para 23%, os pedestres são culpados, enquanto, para a maior parte (56%) dos pesquisados, a culpa é tanto do motorista quanto do pedestre.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.