Conselho da Anglo American classifica proposta de fusão com Xstrata como inaceitável

Gestores comparam qualidade dos ativos e afirmam, de forma unânime, que termos da proposta não são atrativos para o acionista

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A possibilidade de fusão
entre Xstrata e Anglo American foi descartada pelo Conselho de Administração da segunda. A proposta da Xstrata, que visa uma integração igualitária entre as companhias, foi considerada inaceitável e pouco atrativa pela Anglo.

“O Conselho concluiu que uma união estratégica não é atrativa para os acionistas da Anglo American”, afirmou a empresa em nota oficial. Ao tratar da investida da rival, o Conselho classificou os termos do acordo como “inaceitáveis”.

Diante da joint venture entre BHP Billiton e Rio Tinto, a proposta da Xstrata era unir forças com a Anglo para criar uma mineradora com valor de mercado próximo de US$ 68 bilhões, para ampliar a competitividade no segmento dominado pela tríade BHP, Rio Tinto e Vale.

Continua depois da publicidade

Qualidade dos ativos

No entanto, a Anglo questionava as vantagens da fusão citando a maior qualidade de seus ativos. “Uma junção com a Xstrata poderia impactar profundamente a natureza do portfólio da Anglo, diluindo significativamente sua exposição única aos mercados de platina, minério de ferro e diamante, enquanto aumenta sua exposição em níquel e zinco”, concluiu o comunicado.

O Conselho da Anglo decidiu de forma unânime que uma fusão com a Xstrata, nos termos propostos, não interessa a seus acionistas.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar