Publicidade
SÃO PAULO – Segundo relatório divulgado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o volume de transações ligadas a fusões e aquisições, OPAs (Ofertas Públicas de Aquisições de Ações) e reestruturações societárias chegou a R$ 116,7 bilhões nos nove primeiros meses de 2009, número 33,4% superior ao visto no mesmo período do ano anterior.
O resultado positivo foi influenciado pela retomada dos investimentos no segundo semestre e pelo bom momento da economia brasileira. Segundo a responsável pela subcomissão de Fusões e Aquisições da Anbima, Carolina Lacerda, o resultado veio em linha com as expectativas do mercado.
Montantes maiores
Além de mostrar recuperação das operações, o relatório mostra uma concentração nas transações de grandes volumes financeiros. De janeiro a setembro de 2008, 19,3% das operações eram relativas a negócios com montante acima de R$ 1 bilhão – já nos nove meses desse ano, a participação dos negócios acima desse valor representa 32,8% do total.
Continua depois da publicidade
Principal setor
Um total de 45,5% do volume financeiro das operações se concentrou no setor de Alimentos e Bebidas, fortemente influenciado pelas fusões da JBS Friboi com a Bertin, da Sadia com a Perdigão e da aquisição da Seara pela Marfrig. Em segundo lugar – com menos da metade do setor líder – foram os movimentos no setor de Papel e Celulose, impactado para a aquisição da Aracruz pela VCP.