Comediante inglês faz piada com crise política brasileira em programa da HBO

John Oliver já havia comentando as eleições e os escândalos da CBF em 2014 e voltou a falar sobre Brasil nesta semana

Rodrigo Tolotti

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

SÃO PAULO – O comediante britânico John Oliver voltou a tratar de Brasil em seu mais recente programa no canal pago HBO. Ele já havia tratado de temas como a corrupção na CBF durante a Copa do Mundo em 2014 e também já brincou com a própria presidente Dilma Rousseff durante as eleições. Desta vez ele decidiu tratar da recente crise política nacional e não perdeu a chance de fazer piadas com a situação.

No programa “Last Week Tonight with John Oliver”, que foi ao ar no último domingo (20), não faltaram críticas ao Congresso brasileiro, à presidente Dilma Rousseff, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à Petrobras e até ao Pixuleco, boneco inflável gigante de Lula com roupas de presidiário.

Ele começa lembrando da “briga” entre Congresso e o governo. “Os legisladores brasileiros estão se movendo para retirar a presidente [Dilma] Rousseff. Mas eles podem não estar na melhor posição para julgá-la pois 60% deles enfrentam acusações que variam de fraude eleitoral a homicídio”, disse ele. “O Legislativo brasileiro potencialmente contém 40% menos criminosos per capita que o sistema penitenciário”, concluiu.

Continua depois da publicidade

Oliver também cita o caso envolvendo a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil e disse que Dilma pode ter agravado a crise ao fazer isso. “Embora Lula afirme que as acusações [contra ele] tenham motivação política, Rousseff não acalmou as coisas durante a semana”, disse. Ele explica que o ex-presidente é investigado por sua suposta participação no esquema de propina na Petrobras. “Existe alguma estatal de petróleo que não seja corrupta?”, questiona o comediante em tom de piada.

Sobre as manifestações realizadas recentemente, o comediante não poupou o Pixuleco: “Esse balão se parece menos com Lula e mais com um desenho por Picasso de Mandy Patinkin [ator da série Homeland]”.

Veja o vídeo, em inglês:

Continua depois da publicidade

Autor avatar
Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.