Publicidade
SÃO PAULO – A ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff assumirá o cargo de Chefe da Casa Civil na próxima terça-feira (21), depois de José Dirceu ter pedido demissão do cargo na última semana. A escolha de Dilma dará ao posto um sentido mais gerencial e menos político.
O ex-chefe da Casa Civil pediu seu afastamento após ter sido acusado por Roberto Jefferson de ser o “comandante” de um grande esquema de corrupção. Segundo Jefferson, Dirceu estava envolvido na concessão de mesada a parlamentares da base aliada, em troca de apoio político no Congresso. O ex-chefe da Casa Civil reassumirá, a partir de quarta-feira (22), o cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo.
Perfil de Dilma
A futura chefe da Casa Civil é notoriamente conhecida por ter sido a principal responsável pela implementação do novo modelo do setor elétrico, especialmente pelos dois leilões de energia existentes e pela regulação que permite às grandes indústrias comprar energia diretamente das geradoras.
Continua depois da publicidade
Antes de ingressar no Governo, Dilma foi secretária de Energia do governo de Olívio Dutra no Rio Grande do Sul e ganhou credibilidade com o presidente Lula pelo seu perfil discreto e trabalhador.