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SÃO PAULO – A Black Friday registrou 230 reclamações por hora durante o período entre 12h e 16h, segundo um levantamento do Reclame Aqui. Em 2017, a média foi de 199 reclamações no mesmo período.
Durante a madrugada, o horário com mais reclamações foi entre 0h e 1h – o site recebeu 126 registros de problemas.
Smartphones e celular seguem na liderança entre os produtos mais reclamados, com 11%. A seguir, estão TV (5,6%), passagem aérea (4,8%), tênis (3,9%) e cartão de crédito (3%).
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Propaganda enganosa e maquiagem de preço representam 16,1% dos problemas neste ano, a maior parcela, assim como edições anteriores.
Entre exemplos de reclamações dos usuários o site destacou alguns casos como um refrigerador da Brastemp que antes da Black Friday estava custando R$ 3.619 e nesta sexta-feira (23) subiu para R$ 4.029.
Ou ainda, um iPad New de 32 GB que no dia 12 de novembro estava custando R$ 1.695, mas nesta sexta aparece pelo mesmo preço, mas como se tivesse com 37% de desconto.
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Fretes abusivos também foram motivo de reclamações, como no caso de uma mala de viagem cujo preço é de R$ 129,90 e o frete de R$ 118,84.
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As empresas mais reclamadas
Para acompanhar as lojas que mais causam problemas na Black Friday, seja por lentidão no site, ofertas falsas ou problemas no pagamento, o ReclameAqui também elaborou um ranking atualizado a cada 10 minutos com as empresas que mais recebem reclamações durante o dia.
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Confira, abaixo, as 20 empresas mais reclamadas*:
Confira, abaixo, as 20 empresas mais reclamadas*:
Empresa | Número de reclamações |
1. Americanas.com – Loja Online | 500 |
2. Casas Bahia – Loja Online | 367 |
3. Americanas Marketplace | 305 |
4. Netshoes | 277 |
5. Magazine Luiza – Loja Online | 231 |
6. Carrefour – Loja Online | 208 |
7. Ponto Frio – Loja Online | 193 |
8. iFood | 189 |
9. Extra.com.br | 178 |
10. Submarino | 172 |
11. KaBuM! | 148 |
12. Burger King | 143 |
13. Ame Digital | 131 |
14. Natura | 129 |
15. Submarino marketplace | 126 |
16. Smiles | 112 |
17. Latam Airlines | 107 |
18. Decolar.com | 103 |
19. Lojas Americanas – Loja física | 103 |
20. Shoptime | 91 |
*Atualizado às 10h51
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A Nethoes enviou um posicionamento a respeito das reclamações. A empresa informou que “investe fortemente em tecnologia, inovação e processos para que ofereça uma experiência cada vez melhor aos seus clientes”.
A companhia afirmou também que não atende mais via Reclame Aqui devido à decisão estratégica de concentrar todo atendimento aos clientes em seus canais próprios (chat, e-mail, telefone, redes sociais e ferramentas de autoatendimento), nos quais entrega uma experiência aprimorada.
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