Publicidade
SÃO PAULO – Quem já ficou em dúvida sobre qual o destino das férias e buscou por passagens internacionais e nacionais para a mesma data já se deparou com preços bem maiores para cidades brasileiras. Um local em que isso comumente acontece é Buenos Aires. Mas por que pode ser mais barato voar para outro país? A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) explica.
Segundo a entidade, o maior custo das companhias aéreas é com o combustível. “No Brasil, o preço-base é mais alto do que a média mundial, apesar da maior parte ser produzida aqui”. A diferença vem da fórmula de precificação definida pelo produtor/importador – a Petrobras é o virtual fornecedor exclusivo – e da incidência de PIS/Cofins.
Esse combustível, sem mais tributos, abastece os voos internacionais das companhias brasileiras e estrangeiras. Já o combustível usado em voos domésticos está sujeito a mais impostos – ICMS em cada estado, com alíquotas de 12% a 25%. “Com isso, mesmo em distâncias semelhantes, os custos dos voos domésticos podem ser mais altos se comparados aos internacionais, refletindo no preço da passagem”, explica a Abear, em seu site.
Continua depois da publicidade
Quer investir para poder viajar pelo mundo? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.