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SÃO PAULO – De acordo com a pesquisa “The State of Mobile Device Performance and Health: Q1 2016“, da companhia Blancco, a taxa de falhas de dispositivos Android é de 44%; ante 25% nos iPhones. Mas isso não necessariamente significa que aparelhos da Apple sejam melhores individualmente.
A taxa de falha dos aparelhos com Android está ligada ao fato de existirem muito mais dispositivos e com maior diversidade do que se encontra na Apple. Aparelhos com dois chips são os mais vulneráveis a falhas, diz a pesquisa, e a Apple não possui essa opção em seu portfólio.
Dentre os celulares com sistema operacional do Google, as marcas que mais apresentaram problemas foram Samsung (43%), Motorola (14%), Lenovo (12%), Asus (6%) e LG (5%). O Galaxy S6 foi o pior de todos, com 6% de falha.Em seguida vieram Galaxy S5 e Lenovo K3 Note, com 6% cada.
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Já com relação aos celulares da Apple, o iPhone 6 foi o que mais apresentou problemas, com taxa de falha de 25%, seguido pelo 5Sm com 17% e pelo 6 Plus, com 14%.
Regiões
De acordo com a pesquisa, a Asia foi a região campeã em falhas de smartphones no primeiro trimestre de 2016, com 55%, à frente da Europa (35%) e da América do Norte (27%). Em comparação com o trimestre anterior, houve um aumento de 5% na taxa de falhas o que pode estar ligado ao aumento do uso de smartphones “Dual SIM” na região.
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As falhas também variam a cada região. Na Ásia, o motivo de reclamação é a câmera em 13% dos casos, seguidos pela sensibilidade da tela ao toque. Na América do Norte, as falhas vêm primeiro em desempenho do aparelho (5%), seguidas de carregamento de bateria (3%). Já na Europa, o problema principal é o sinal das operadoras, com 35% dos casos, seguidos pelo cartão SD, em 29%.
Analisando o mundo inteiro, as principais falhas em aparelhos são:
1. Câmera: 8%
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2. Touch: 7%
3. Carregamento de bateria: 6%
4. Microfone: 4%
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5. Dual SIM: 4%
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