Conteúdo editorial apoiado por

Funcionários da OpenAI ameaçam partir para Microsoft caso conselho não se demita

Carta foi publicada em apoio ao ex-CEO demitido na última sexta-feira (17), Sam Altman

Bloomberg

Publicidade

Centenas de funcionários da OpenAI ameaçaram se demitir e ir para a Microsoft, a menos que o atual conselho da empresa renuncie. O movimento ocorre em apoio ao ex-CEO da empresa, Sam Altaman, demitido pelo board na última sexta-feira (17) e contratado pela própria big tech nesta segunda-feira (20).

Uma carta assinada por aproximadamente 500 dos cerca de 770 funcionários da startup de inteligência artificial afirma que os signatários são “incapazes de trabalhar para ou com pessoas que carecem de competência, julgamento e cuidado com nossa missão e funcionários”.

O documento diz que, na ausência de um novo conselho e da reintegração de Altman e do colega cofundador da OpenAI, Greg Brockman, os trabalhadores podem optar por assumir cargos na Microsoft. A big tech acaba de dar boas-vindas aos dois executivos para liderar uma equipe de inteligência artificial na companhia.

Continua depois da publicidade

“A Microsoft nos garantiu que há vagas para todos os funcionários da OpenAI nesta nova subsidiária, caso decidamos ingressar” diz a carta dos funcionários, previamente reportada pela Wired.

O documento é endossado pela diretora de tecnologia da OpenAI (e brevemente CEO interina) Mira Murati e Ilya Sutskever, um membro que tem sido visto como fundamental nas ações do conselho. Segue-se à carta uma série de publicações no X, antigo Twitter, feitas por funcionários da OpenAI com as palavras “OpenAI não é nada sem o seu pessoal”, o que parecia sinalizar solidariedade com Altman e Brockman.

Sutskever postou na rede social que lamenta sua participação nas ações do conselho — foi ele quem comunicou a Altman sobre sua demissão na sexta-feira, segundo Brockman.

Continua depois da publicidade

A demissão de Altman foi uma surpresa para os funcionários da OpenAI, dizia a carta, bem como para a Microsoft, maior acionista da startup e parceira tecnológica mais próxima. Uma coligação de investidores poderosos, líderes empresariais e a maior empresa de software do mundo tentou reintegrar Altman, sem sucesso. Na noite de domingo (19), o conselho da empresa nomeou Emmett Shear, cofundador e ex-CEO do site de streaming de jogos Twitch.

© 2023 Bloomberg L.P.