Conteúdo editorial apoiado por

Yara compra empresa italiana de fertilizantes biológicos

Agribios produz 60 mil toneladas por ano e detém 10% das vendas no mercado italiano

Alexandre Inacio

Publicidade

A Yara está ampliando sua atuação no mercado de fertilizantes biológicos na Europa. A companhia anunciou a aquisição da italiana Agribios para expandir sua presença em um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. O valor da transação não foi informado.

Com uma produção anual de 60 mil toneladas, a Agribios já tem atualmente uma fatia de 10% do mercado de fertilizantes biológicos na Itália. A aquisição reforça a posição da Yara no país, segundo maior mercado para esse tipo de insumo no continente.

A expectativa é que o negócio eleve as vendas de fertilizantes orgânicos da companhia em 30%, tanto na Itália quanto nos países vizinhos ao longo dos próximos três anos. Atualmente, a Yara já abastece com fertilizantes biológicos a França, Espanha e Alemanha, além dos países bálticos e nórdicos.

Continua depois da publicidade

“Esta aquisição reflete o nosso compromisso em preservar e melhorar ainda a saúde do solo, ajudando a desenvolver um futuro alimentar positivo para a natureza. Ao expandir o nosso portfólio, podemos continuar a apoiar os agricultores na valorização de todos os nutrientes”, disse Mónica Andrés Enríquez, vice-presidente da Yara para a Europa, em comunicado.

O interesse da Yara no mercado de biológicos na Europa não é por acaso. Dados da Kings Research indicam que o segmento deverá crescer a região a uma taxa anual de 11,5% entre 2023 e 2030. Em 2021, a gigante de fertilizantes havia anunciado a aquisição da finlandesa Ecolan, produtora de fertilizantes biológicos.