Diretor executivo da Oracle ensina o que precisou fazer para chegar ao cargo de CEO 3 vezes

Segundo Mark Hurd, 40% dos CEOs chegam ao cargo sem estar preparados  

Paula Zogbi

Publicidade

NOVA YORK* – De acordo com Mark Hurd, CEO da Oracle, 40% dos CEOs conseguem esta posição antes de estarem realmente prontos. – Justamente por isso, duram, em média, cerca de 18 trimestres no cargo. “A pessoa diz ‘quero ser CEO, me parece um ótimo emprego. E não é necessariamente um bom emprego: você não vai querer trabalhar nisso se não estiver pronto”, disse, na última terça-feira (13) no Oracle Modern Finance em Nova York.

Hurd sabe o que é ser CEO de uma empresa. Já atuou como CEO da NCR, onde começou como vendedor e trabalhou por 25 anos até ocupar o cobiçado cargo. Também foi CEO e presidente da HP e membro do Conselho de CEOs de tecnologia, tudo antes de chegar à Oracle, onde está desde 2010.

Segundo o executivo, normalmente o CEO tem duas possíveis trajetórias: um passado consistente em engenharia ou em vendas. No caso dele, embora não tenha trabalhado em engenharia, o segredo foi conhecer a companhia como a palma de sua mão antes de assumir tamanha responsabilidade.

Continua depois da publicidade

“Quando eu me tornei CEO, tinha feito basicamente todos os trabalhos, exceto engenharia. Eu tinha o conhecimento principal de cada área [da empresa]”.

O que faz um CEO

Segundo o executivo, boa parte do trabalho de um executivo de seu porte é evitar distrações com funções de menor importância. “Não existe um dia típico [na rotina], o que é ótimo”, conta. “Passo a maior parte do tempo focado em operações e em não me distrair”.

Por operações, Hurd explica, compreende-se criar e otimizar produtos que satisfaçam os clientes. As outras duas operações essenciais de um CEO ele resume em: criar uma estratégia e manter as melhores pessoas em sua equipe.

Continua depois da publicidade

*A jornalista viajou a convite da Oracle

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney