Publicidade
SÃO PAULO – Um estudo do ano passado da consultoria Ernst & Young aponta que até 2025, um em cada três empregos devem ser substituídos por “tecnologia inteligente” – ou seja, por robôs. No geral, todas as profissões devem sofrer algum impacto com o avanço da tecnologia, seja ele positivo ou não.
Cargos como o de operador de telemarketing, árbitro de futebol e caixas estão entre os com maior probabilidade de serem automatizados no futuro, mas muitas outras também entram para a lista. Com esse dado em mãos, dois desenvolvedores norte-americanos criaram o site “Will robots take my job?”, que apresenta a probabilidade de uma determinada profissão passar a ser exercida por robôs.
O site lista que o cargo de secretária executiva, por exemplo, tem 86% de chances de ser automatizado. Outros dados, como a projeção de crescimento do cargo para 2024 e o número de pessoas empregadas neste ano, também são apresentados. Ainda no caso de secretárias executivas, a projeção de crescimento da profissão é negativa, de -6%.
Continua depois da publicidade
Para saber quais as estimativas e previsões de sua profissão, basta digitar na barra de espaços do site o nome dado ao seu emprego em inglês. É possível também saber qual a estimativa para uma profissão aleatória, clicando em “show random example”.
Todos os dados apresentados no site são baseados no artigo “The Future of Employment: How susceptible are Jobs to computerisation?” – em tradução livre para o português, “O Futuro do Emprego: Quão suscetíveis à automatização são os empregos?” – que, com base em uma metodologia específica, analisou a probabilidade de automatização de 702 cargos. O artigo é de Cark Benedikt Frey e Michael A. Osborne.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.