O Facebook nos distanciou; mas você pode mudar isso com apenas dois passos

Desde o fim de junho a rede social passou a priorizar conetúdos publicados por seus amigos e familiares, mas você pode mudar isso se quiser

Rodrigo Tolotti

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook realizou uma mudança importante em seu algoritmo que afeta fortemente a experiência de seus usuários: a partir de 29 de junho, quem utiliza a rede social passou a ver com prioridade as postagens feitas por amigos e familiares, colocando as postagens dos meios de comunicação em segundo plano de importância.

Essa mudança é muito bem vinda, sobretudo se você pensar que agora o Facebook te deixará mais próximo daquelas pessoas que são realmente importantes em sua vida. Porém, todas aquelas informações legais dos seus sites prediletos (vamos citar o InfoMoney apenas como exemplo) ficarão “escondidas” na sua linha do tempo. E vamos combinar: nossa relação com você tem sido tão bacana que se distanciar agora seria muito doloroso para nós.

Agora vem a grande revelação: está apenas em suas mãos o poder de evitar que este abismo cibernético cresça entre nós. Se você não quer perder as notícias divulgadas pelo InfoMoney, vamos ensinar duas formas simples para que a gente continue próximos.

Continua depois da publicidade

1ª forma: mudar o status para “ver primeiro”
A primeira é focada exatamente na recente mudança de algoritmo. Para que você “drible” esta nova forma de mostrar conteúdos em sua linha do tempo é simples: entre na página do seu site favorito e passe o mouse onde está escrito “curtiu”, como na imagem abaixo:

Em seguida, basta selecionar o item “ver primeiro“.

A partir daí, todo o conteúdo publicado no InfoMoney voltará a ter destaque na sua linha do tempo.

Continua depois da publicidade

2ª forma: acionar notificações
Agora, se você não quer perder nada do que está sendo postado no InfoMoney, basta pedir ao Facebook que envie notificações toda vez que algum link, vídeo ou foto for publicado. Além disso, é possível ser avisado quando aquela página criar um evento ou entrar ao vivo no Facebook Live.

Para fazer isso basta ir novamente passar o mouse sobre o “curtiu”. Depois, na parte de notificações, selecione o item “todas ativadas“.

Outra forma de fazer isso seria clicar no “lápis” que aparece ao lado do item notificações e selecionar os tipos de publicações que você quer ser notificado, como você pode ver na imagem abaixo:

Continua depois da publicidade

Instant Articles: forma mais fácil de ler pelo celular
O Facebook também criou uma ótima novidade para quem queria ler notícias pela rede social utilizando celulares ou tablets. 
É o chamado “Instant Articles“. As matérias classificadas como Instant Article abrirão (muitíssimo) mais rápido para os leitores que acessarem o Facebook por um dispositivo móvel, em um layout diferente do tradicional.

O InfoMoney já aderiu a esta novidade e podemos garantir que a experiência de quem nos acompanha via celular melhorou drasticamente. Identificar os nossos Instant Articles é muito simples: basta ver se a postagem possui um pequeno raio no canto superior direito do artigo, conforme a imagem abaixo:

Print Instant Articles

Autor avatar
Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.