Marketing 5.0 e a tecnologia em foco na jornada de consumo

Como a nova era do marketing está acompanhando o mercado pensado preferencialmente no consumidor e na sua jornada de consumo por meio da tecnologia

Dener Lippert

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O desenvolvimento tecnológico está cada vez mais evoluído e acelerado. Se a revolução digital teve seu início nos anos 1950, junto à chamada “3° Revolução Industrial”, pode ser equivocado tentar definir uma data para o seu fim. Afinal, esse cenário está em constante processo de inovação e transformação.

Tal acontecimento reflete diretamente no marketing como conhecemos. Isso se evidencia principalmente nos estudos de Philip Kotler. O pai do marketing, como é conhecido, fez a publicação do “Marketing 4.0” em 2017. Apenas quatro anos depois, já vemos seu novo conceito sobre a área ser lançado, o “Marketing 5.0” (2021).

Por que o marketing 5.0 é um dos maiores avanços da tecnologia nos últimos tempos? Enquanto o 4.0 promove a conexão entre marcas e consumidores por meio da tecnologia, o conceito da 5ª onda celebra a era da experiência na jornada de consumo.

Continua depois da publicidade

Assim, em uma era cada vez mais tecnológica e conectada, com consumidores mais conscientes, a exigência por experiências mais adequadas e personalizadas tem se tornado cada dia mais indispensável na relação entre marca e consumidor.

Mas o que é necessário entender a respeito do marketing 5.0?

Dener Lippert no escritório da V4 Company em São Leopoldo (RS)

De forma geral, a quinta onda do marketing visa transformar consumidores em influenciadores genuínos da marca. Para isso, será cada vez mais necessário investir em humanização entre marca e consumidor. Por isso, é indispensável entender os cinco pilares que sustentam o propósito desta fase e, assim, coloca-los em prática no seu negócio:

Marketing ágil

Continua depois da publicidade

Para lidar com um mercado em constante mudança, é fundamental que as marcas tenham agilidade organizacional em suas estratégias. Ou seja, elas devem entender como usar profissionais multidisciplinares, auto-organizados e com interação constante. Dessa forma, é possível alinhar uma estratégia de crescimento concentrando os esforços da equipe em soluções que agregam valor ao cliente final.

Marketing preditivo

A análise prévia de dados sobre comportamento de consumo para a antecipação de ações é um fator decisivo na nova era. Com esse pilar, é possível estudar o surgimento de novas tendências e qual será o seu impacto na forma de consumir certos produtos e serviços.

Continua depois da publicidade

Marketing contextual

Garantir mais assertividade e coerência nos anúncios conforme o perfil de busca é essencial para humanizar ainda mais a relação com o consumidor. Dessa forma, esse pilar se preocupa em estar alinhado com as necessidades do público, ou seja, dentro do seu contexto.

Marketing aumentado

Continua depois da publicidade

Investir em estratégias de automação que humanizem a relação com o consumidor por meio de robôs, de modo que os profissionais de marketing possam focar em estratégias mais complexas.

A realidade aumentada é uma das principais tendências para o e-commerce dentro das estratégias para marketing digital, possibilitando, por exemplo, a aproximação do consumidor com produtos da empresa sem que ele precise sair de casa.

Marketing baseado em dados

Continua depois da publicidade

A visão do data-driven, que orienta as estratégias de marketing com base no histórico de dados, garante mais assertividade na entrega de anúncios e soluções para o seu público, o que gera mais credibilidade e crescimento ao negócio.

A era da experiência vem para renovar os votos na relação entre marca e consumidor, em que ambos deverão estar prontos para construir uma verdadeira conexão de valor.

A importância do Marketing 5.0 no cenário de mercado atual

Nesse ponto, podemos entender a pandemia de Covid-19 como ponto de partida para um novo tipo de comportamento do consumidor. Afinal, esse momento trouxe novas percepções de consumo e formas de se relacionar com empresas, principalmente por conta do isolamento obrigatório.

Entretanto, essa nova forma de consumo não se limitou ao período de lockdown. Segundo o estudo “Geração C: consumidor conectado”, 52% dos entrevistados pretendem que as mudanças em seus comportamentos de compra continuem em um cenário pós-pandemia.

Ou seja, aqueles que esperam o cenário pandêmico passar para retomar seu modelo de negócio “normal” também precisarão se adaptar aos novos hábitos de consumo.

Quais as tendências de mercado baseadas no marketing 5.0?

Ao entender a nova jornada de consumo que envolve o marketing moderno, o principal ponto para perceber as tendências da área se resume ao uso estratégico da tecnologia.

Isso significa investir em realidade aumentada, por exemplo? Também, mas não sem antes usar a tecnologia para entender quem é o consumidor e a sua forma de consumir certos produtos.

Por isso, é necessário utilizar ferramentas e soluções tecnológicas que possibilitem e facilitem a coleta de dados dos consumidores. Afinal, são eles a base para nortear as demais ações.

A partir disso, é preciso encontrar uma forma de agregar a tecnologia à humanização da estratégia, buscando encontrar maneiras de desenvolver estratégias que gerem emoções nos clientes e que contribuam para torná-los divulgadores naturais da marca.

A tecnologia permite um foco mais assertivo na jornada de consumo

O principal ponto que podemos observar a respeito da evolução do conceito do marketing está em entender o comportamento da sociedade em determinado momento. Ou seja, adaptando ações estratégicas conforme as novas jornadas de consumo.

Foi assim desde o Marketing 1.0, que se focava apenas em divulgar e vender um produto. Passando pelo Marketing 2.0, que começou a considerar as necessidades dos clientes. O Marketing 3.0, por sua vez, entende as necessidades dos clientes e busca formas de entender os anseios desses consumidores, com um posicionamento mais humanizado.

Já o Marketing 4.0 começa a entender a necessidade não só de atrair, mas também de reter esses clientes, por meio de interação e engajamento. E então chegarmos ao Marketing 5.0, que possibilita, com o uso estratégico da tecnologia, entender a jornada do consumidor no pré e pós venda, para então executar ações estratégicas de venda.

Assim, entender o novo conceito de Kotler não é mais uma opção de mercado para se destacar mas, sim, uma obrigação para quem busca sobreviver no mercado pensado totalmente no consumidor.

Autor avatar
Dener Lippert

CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.