O inverno das big techs: por que o cenário atual evidencia que sua empresa precisa ser um transatlântico?

A pandemia de Covid-19 deixou marcas na economia a nível mundial. Isso vale para o mercadinho da esquina até empresas multinacionais como Meta, Tesla e Amazon

Dener Lippert

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

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É fato que 2022 tem sido um ano de muitos desafios para todos os empreendedores, mas nem sempre é possível se recuperar inteiramente. Mas, calma, não quero causar pânico, porque nem todas as empresas foram prejudicadas com o novo cenário atual. E é sobre isso que vamos conversar: existe uma lição para tirar desse período difícil.

Perdas financeiras da pandemia: os novos desafios

As empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, definitivamente são uma peça-chave para o desenvolvimento da humanidade no presente e no futuro. Assim como a maioria dos negócios, essas empresas também sofreram grandes perdas de ações no mercado durante a pandemia.

A guerra na Ucrânia representa um novo período conturbado na economia mundial. O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou em outubro deste ano, que os efeitos da Guerra na Ucrânia na economia farão com que países desenvolvidos entrem em recessão em 2023.

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Por último e não menos importante, precisamos dar a devida atenção ao aumento da inflação, que tem como principal consequência a redução no poder de compra. O FMI ainda prevê que a inflação atingirá uma média de 8,8%, principalmente em países emergentes como o Brasil.

Quem perdeu mais?

Agora que você conseguiu entender um pouco melhor o contexto econômico mundial, vamos aos principais “transatlânticos” afetados pela instabilidade:

Jeff Bezos

O dono da Amazon perdeu cerca de US$ 20 bilhões de dólares após a divulgação dos dados sobre o balanço negativo do terceiro trimestre de 2022. É importante levar em consideração que a quantia foi alta já no 3T22, e não há projeção de melhora no 4T22.

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Mark Zuckerberg

O CEO e criador da Meta, mais conhecida como Facebook, perdeu cerca de US$ 11 bilhões de dólares na última semana de outubro deste ano.

Elon Musk

O dono da empresa de tecnologia Tesla teve uma perda significativa em comparação às outras empresas. Ele acumula uma perda de US$ 100 bilhões de dólares somente em 2022.

Os gigantes do mar

Apesar de serem perdas financeiras expressivas para empresas que lideram o mercado em seus determinados nichos, ainda estamos falando de grandes marcas consolidadas no mundo inteiro. Por isso, apesar do rombo financeiro, existe todo um aparato e investimentos por trás do desenvolvimento, que permite a reestruturação.

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Em uma tempestade em alto mar, quem tem mais chances de sobreviver, um barco transatlântico ou um barco à vela? Os grandes nomes por trás de Meta, Tesla e Amazon não começaram do topo. Muito pelo contrário, a história de cada uma dessas marcas surgiu com a dedicação de seus criadores.

Dedicação que envolve investimento, tempo e foco no crescimento e desenvolvimento de uma empresa, justamente um dos principais pontos que destaco aqui. Investir no crescimento dessas três empresas citadas é o que fez total diferença em um momento de crise econômica mundial.

Dener, a minha empresa pequena consegue sobreviver a essas ondas avassaladoras?

O ponto principal aqui é que não dá para fugir de imprevistos, eles são naturais e servem para colocar à prova a força de um negócio. Se você quer prosperar, seguir em frente é o único caminho, é uma necessidade.

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Como o seu negócio pode sobreviver e prosperar na crise?

Não existe fórmula pronta. Muito menos uma que possa ser aplicada a todas as grandes empresas ou pequenos negócios de diferentes mercados e públicos. Da mesma forma que crises econômicas sempre estarão presentes, é preciso se adaptar sempre.

A cultura Growth pode ser um ponto inicial para nortear o crescimento da sua empresa. Ela nada mais é do que uma mentalidade que conduz o progresso da sua empresa. Mas, para ser 100% eficaz, ela não deve estar presente somente nos cargos de chefia, é algo que precisa ser difundido para todos os setores e isso inclui o time de marketing digital.

Uma assessoria de marketing pode ser um segundo caminho para a sua empresa, falando em atitudes mais diretas, consolidar uma marca no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Então contar com uma orientação sobre boas estratégias de marketing, tráfego pago, inside sales e outros temas desse universo, pode ser o pontapé inicial que o seu negócio precisa para crescer.

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Assim como as empresas de grande porte como o Facebook, Tesla e Amazon, o seu negócio também pode se tornar um transatlântico firme no mar agitado.

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Dener Lippert

CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.