Publicidade
Juridicamente, a responsabilidade do pagamento do IPTU é do proprietário do imóvel. Mas, boa parte dos contratos de locação delegam essa função para o inquilino, que normalmente deve pagar a taxa junto com o condomínio.
Mas, para não correr o risco de ficar inadimplente perante os órgãos públicos, o ideal é que o locador pague o IPTU diretamente à prefeitura e, no mês seguinte, cobre essa despesa do seu inquilino.
Deixar o carnê com o locatário é arriscado porque, se ele não arcar com sua responsabilidade, o proprietário deverá pagar multa, encargos e juros. E, ainda pior, se o débito perdurar por muitos meses, o proprietário deverá encarar um processo de execução fiscal.
Continua depois da publicidade
Em caso de débitos de IPTU em aberto, a prefeitura pode até leiloar o imóvel para quitar a dívida. Nesta hora, não importa se o bem é o único da família, ou fonte de renda. Não há perdão, por isso, não deixe acumular boletos de IPTU sem pagar e, se por ventura isto acontecer, compareça a um posto de atendimento da prefeitura e peça para renegociar sua dívida.