Publicidade
Quando nós começamos a trabalhar com Empreendedorismo Digital temos uma rotina mais desregulada com o horário de trabalho e sempre dizemos frases do tipo “eu produzo melhor de madrugada…” pode até ser que de fato você produza, mas quando você vai dormir às 5h da manhã e acorda às 13h, por exemplo, você acaba ficando com uma sensação de que perdeu o resto do dia, que não produziu nada e ainda acaba ficando com preguiça no resto do dia. A sensação de culpa que isso produz é terrível.
Isso estava acontecendo comigo por muito tempo e eu vi que precisava tomar uma decisão para mudar.
Então estudando sobre como eu podia melhorar isso na minha vida, eu encontrei um artigo do Tony Robbins, e nesse artigo, Tony falava sobre o seu ritual matinal para aumentar a sua produtividade, no qual ele aplica coisas simples e que de fato dão resultados extraordinários.
Continua depois da publicidade
Agora, então, eu vou te explicar meu ritual matinal que tomei como base o artigo do Tony Robbins e que tem aumentado minha energia, minha produtividade e resistência. E tudo isso sem usar nenhum remédio o que, a longo prazo, é a melhor escolha.
Eu falei disso em um vídeo meu no meu canal do Youtube:
Então vamos lá!
Continua depois da publicidade
A Rotina é Dividida em 4 Etapas:
1. Banho Gelado para Acordar!
Logo quando acordo eu entro no banho e tomo uma ducha bem gelada. Se for a sua primeira vez que for fazer, pode começar com um banho mais morno e gradativamente ir diminuindo a temperatura da água, até deixar uma temperatura em que esteja realmente gelada.
E isso para que o seu corpo inteiro leve um choque e saia da comodidade.
Você também pode colocar uma música agitada para acelerar a batida do seu coração. No Spotify tem uma playlist que sempre uso para essas horas que é uma recheada de músicas “song power”, são normalmente eletrônicas e com batidas na velocidade do coração, recomendo fortemente. Essas músicas sempre aumentam de forma incrível a minha motivação e acredito aumentar o meu batimento cardíaco.
Continua depois da publicidade
Se você quiser acessar a minha Playlist no Spotify vai ai o link: http://bit.ly/playlistsamuelpereira
2. Cafeína ou algum estimulante
Depois dessa ducha energizante, eu tomo o meu café, geralmente uma xícara grande de café sem açúcar (é importante que seu café não tenha açúcar) ou então um expresso duplo e uma fruta que pode ser a de sua preferência. Eu sempre dou preferência para a maçã, além de gostar muito é uma fruta com muita água e também ajuda na voz, instrumento de trabalho de quase todos nós.
Se você não pode por algum motivo tomar café ou não gosta, existem opções de pilulas de café entre outros estimulantes até mesmo naturais que você pode encontrar na farmácia.
Continua depois da publicidade
3. Exercício
Em seguida eu vou para academia e fico na esteira em ritmo acelerado de 30 a 40 minutos. É importante literalmente suar a camisa. Cada pessoa se encontra melhor em uma atividade, já fiz tênis também e 1 vez por semana treino wakeboard, aquele esporte em que você é puxado por uma lancha.
O que é mais importante é fazer exercícios moderados e fazer o sangue do seu corpo circular.
4. Mais uma rodada de Banho Gelado
Depois eu ainda tomo outro banho gelado.
Continua depois da publicidade
Muita gente acaba me falando “Mas Samuel, eu não consigo tomar banho gelado, prefiro na água quente”, é claro que eu também prefiro banho quente! É muito mais gostoso! Mas você precisa ter em mente qual o preço que você está disposto a pagar pelo seu sucesso.
Sempre quando entro na água gelada, tenho em mente o meu propósito, quero que o meu dia seja diferente e extraordinário e que eu consiga cumprir tudo o que eu tenho que fazer, por isso, eu me dedico e me esforço, saindo da minha zona de conforto e pagando um preço para me deixar mais motivado e produtivo.
Muitas vezes eu me pergunto porque estou entrando naquela água gelada, mas logo vem o meu propósito e isso está muito claro em minha mente. Logo, aquele banho fica muito mais “fácil”, mas porque o meu propósito é muito maior do que uma água gelada pela manhã.
Desde que comecei a ter essa nova rotina matinal, estou tendo um resultado muito melhor, estou mais produtivo, dormindo melhor, com mais resistência vocal, física e até mental. Eu já era uma pessoa intensa, mas esse ritual matinal tem me deixado mais intenso ainda e eu sei que isso está determinando resultados e performance muito maior para mim.
Dia Anterior e Alimentação:
A alimentação é outro fator importante e que interfere diretamente na produtividade e energia no seu dia.
Eu mudei drasticamente meus hábitos alimentares, principalmente na hora do jantar, no qual tenho consumido mais salada e cortei o carboidrato até pelo menos três horas antes de dormir.
A questão do dia anterior é muito importante para a sua performance no dia seguinte, muitos ignoram totalmente esse fator, e isso vai desde a alimentação com as suas escolhas. Por exemplo, se alguns amigos te ligam no domingo a noite te chamando para sair, ir para alguma balada que bomba na sua cidade, te chamam para encher a cara, é bem provável que na segunda você não vai estar na sua maior performance. O foco é dizer não.
Outro fator relacionado com a alimentação que aprendi com meu grande amigo Rodrigo Cardoso, dono do método Ultrapassando Limites, é que dar preferência para salada a noite vai te fazer acordar muito melhor no outro dia e ter uma noite melhor do que se você consumir comidas realmente pesadas..
Definitivamente não é fácil, mas você tem que lembrar do seu propósito e o quanto você está disposto para pagar pelo seu sucesso.
Esses dias eu estava juntamente com Gerônimo Theml, um dos maiores coaches do Brasil, em seu Mastermind e ele fez um exercício que achei muito interessante e fez toda a diferença para mim, por isso quero compartilhar com você agora sobre o “Escolha o dia que você quer ter”.
Escolha o dia que você quer ter:
Comece pegando uma folha em branco e escreva em cima o título com um nome que você quer dar para o seu dia. Separe duas colunas em que de um lado você vai colocar a frase que representaria o seu “dia de merda” e do outro lado a que definiria o seu “dia extraodinário”.
Para mim a palavra do dia de merda foi Preguiça, e para o dia extraordinário seria Ser Foda.
E todo dia eu me pergunto: Hoje é dia de Preguiça ou dia de Ser Foda?
Isso muda todo o sentido do meu dia, eu tomo a minha escolha ali na cama mesmo, assim que estou acordando. Quando entro no chuveiro gelado e faço a mesma pergunta. Incrível como que tudo isso faz ficar mais fácil a sua atitude para o dia inteiro.
No seu caso por exemplo, se você é uma pessoa tímida e isso te impede de várias coisas que você gostaria de estar fazendo, em uma coluna você pode colocar: Timidez, e na outra coluna dia de ser Extrovertido.
Você deve colocar palavras que façam sentido para você, se você quer ter sucesso.
Os melhores nomes, os que fizeram a diferença na humanidade, você não acredita que eles tiveram que lutar contra eles mesmo?
Se você não quiser tomar banho gelado, faça algo diferente, se movimente, saia da sua zona de conforto e se encontre. Te garanto que não será fácil, mas você precisa escolher pagar o preço para fazer a diferença.
E aí? Qual vai ser a escolha do seu dia hoje?