Publicidade
Como você deveria investir seu dinheiro?
A melhor forma de investir depende da sua situação financeira e de seus objetivos. Geralmente, é uma boa ideia diversificar seus investimentos em diferentes classes de ativos, como ações, renda fixa e imóveis. Adicionalmente, é importante ter uma estratégia de longo prazo e não tomar decisões impulsivas com base em flutuações de curto prazo. Eu recomendaria consultar um profissional que te ajude a determinar a melhor estratégia de investimento para você.
Essa é a resposta do ChatGPT à pergunta que inicia o artigo. A resposta é simples, não demonstra o potencial da inteligência artificial, mas é correta e pode ser aprofundada.
Continua depois da publicidade
O mais interessante dessa ferramenta é a possibilidade de conversar, fazer mais perguntas e entender mais do tema. Mas o que sobra para os humanos? Como um investidor e um profissional podem trabalhar juntos para que a experiencia de investir seja a melhor possível?
Muita coisa. Ainda há espaço para os humanos em todas as etapas de investir.
A estratégia começa com a definição inicial de objetivos, que é a parte mais negligenciada e é muito importante para criar confiança no processo.
Continua depois da publicidade
Um dos maiores gestores de patrimônio do mundo, David Swensen, que criou uma nova forma de alocação de ativos no período em que geriu o endowment da universidade de Yale, tem um livro em que aplica seu conhecimento para finanças pessoais.
Em uma passagem ele diz: “O coração do processo de investimento está em produzir objetivos para o portfólio que reflitam a ciência de aplicar os princípios básicos de investimento e incorpora a arte de atingir às necessidades e preferências do investidor.”
A criação do portfólio que melhor se adapta aos objetivos e produz o maior retorno sujeito às restrições impostas é uma etapa mais automatizada, em que a aplicação da teoria de finanças vai, normalmente, resultar em uma carteira diversificada, nos moldes da resposta do algoritmo do ChatGPT.
Continua depois da publicidade
O investidor que estiver sozinho nessa jornada pode aplicar a regra básica de diversificar em diversas classes de ativos e chegar em um portfólio adequado para um certo nível de risco, atendendo as necessidades de liquidez e renda.
Esses ajustes finos dificilmente serão totalmente realizados pelo computador. A escolha de ativos diretamente exige uma seleção criteriosa e conhecimento específico.
Pode ser mais interessante alocar em um fundo passivo com diversos ativos ou em um gestor ativo com o objetivo de diminuir o risco específico de uma empresa ou um imóvel.
Continua depois da publicidade
A união de objetivos bem definidos com uma carteira bem montada aumenta as chances de que o investidor mantenha a calma em momentos que seus investimentos não estejam performando bem. Como a liquidez é um dos parâmetros considerados, também evita a venda de ativos por necessidades de caixa.
Para manter as principais características das carteiras, é importante rebalancear os ativos que as compõem. Isso envolve vender os ativos que ganharam participação e comprar aqueles que perderam. Não é necessário fazer isso todos os meses, mas após grandes variações ou em menor frequência, como todos os anos.
Ao fazer isso, é importante se preocupar com o imposto a ser pago. Uma forma de postergar o pagamento de imposto é colocar mais recursos na carteira e usá-los para rebalancear os pesos dos ativos.
Continua depois da publicidade
O mundo de investimentos é complexo e profundo. A ajuda de um especialista é muito importante, desde que ele esteja alinhado com seus objetivos.
Os avanços tecnológicos auxiliam em muitas etapas, principalmente na facilidade em obter informações, mas a criação de uma estratégia de investimento, como o ChatGPT chamou, ainda é um processo humano.
Entender os objetivos do investidor e montar uma carteira aderente aumentam a chance de sucesso no longo prazo.