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*Por Felipe Passero
Peter Thiel é uma das poucas pessoas que podem ser chamadas de empreendedor em série, e posteriormente ganhou protagonismo como investidor em empresas muito bem-sucedidas nos seus estágios iniciais. Foi co-fundador do PayPal e da Palantir Tecnologies, e investidor do Facebook no seu estágio inicial, entre outras companhias.
No livro “De Zero a Um”, Peter Thiel analisa alguns fatores que ele considera importante para empresas que estão sendo criadas no ambiente globalizado, conectado e disruptivo que vivemos.
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Inovações podem ser de zero a um ou de um a N. Inovações de zero a um são disruptivas. Criam um mercado novo, um produto novo. Inovações de um a N são incrementais.
A importância do monopólio no capitalismo
Para o autor, monopólios são essenciais para a inovação e o progresso. Numa hipótese de mercado perfeitamente competitivo, a margem de lucro é zero, o que não remunera adequadamente o capital investido. Empresas monopolistas não precisam se preocupar com a competição, permitindo inovar, pensar no longo prazo e investir em lucros que virão no futuro. Uma empresa monopolista não tem como fonte de preocupação manter sua lucratividade no curto e médio prazo. A promessa de lucros em anos ou décadas futuras são um poderoso incentivo à inovação. Neste ponto é imprescindível diferenciar os monopólios legais, que são impostos à população através de leis, regulações, patentes e barreiras comerciais. Por outro lado, existem mercados onde uma empresa é predominante, ou mesmo apenas uma empresa consegue entregar um determinado produto. Hans Sennholz, presidente da Foundation for Economic Education entre 1992 e 1997, elenca alguns elementos característicos desses “bons monopólios”: *Felipe Passero é associado ao IFL, Administrador de empresas pela FEA – USP e assessor de investimentos associado à XP Investimentos. Interessado em temas relacionados à economia, direito, política e finanças. Invista em ações com TAXA ZERO de corretagem: abra uma conta gratuita na Clear
2. Concorrência de substitutos. Num supermercado existem vários produtos específicos feitos por uma só empresa. Pode existir apenas um fabricante de sorvete de pitaya no país, mas o cliente pode optar por levar um iogurte, um sorvete de chocolate ou uma torta, caso o preço deste produto específico seja muito alto. Pode haver apenas um parque de diversões na cidade, mas o consumidor pode optar por levar os filhos para jogar futebol caso o preço daquele parque seja inviável.
3. Crescimento ótimo. Uma empresa monopolista num ambiente concorrencial só se sustenta se mantiver vantagens em termos de eficiência em relação aos bens substitutos e a novos entrantes e ofertará uma quantidade que otimize seus custos frente à demanda.
Monopólios legais são ineficientes e recorrem a leis para coibir a concorrência em potencial.
O monopólio é a condição de todo negócio bem sucedido. Uma empresa tem tal condição por oferecer uma solução que outras empresas não conseguem oferecer. Negócios fracassam porque são iguais a outros negócios e saem do mercado para evitar a concorrência.
A concorrência é, portanto, uma força destrutiva no meio empresarial. Quando dois países vão à guerra, tanto o vencedor quanto o perdedor saem mais pobres.