COMO CONTRATAR CRÉDITO COM RESPONSABILIDADE

Crédito é capaz de realizar sonhos, porém, sem planejamento pode se tornar um "pesadelo" para que isso não aconteça é necessário conhecer os tipos de créditos disponíveis no mercado para contratar com responsabilidade e atentar para alguns cuidados e fazer dele seu aliado.

André Santos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

COMO CONTRATAR CREDITO COM RESPONSABILIDADE

Publicidade

O termo “crédito” deriva da expressão “crer”, acreditar em algo, ou alguém, traduz confiança. O crédito, sob o aspecto financeiro, significa dispor a um tomador, recursos financeiros para fazer frente a despesas ou investimentos, financiar a compra de bens, serviços, dentre muitos outros. Financiamento é também um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de bem imóvel.

Tipos de operação de crédito bancário

Opções de Empréstimos e Financiamentos

• Veículos
• Crédito Consignado
• Crédito Pessoal
• Viagem
• Habitação
• Crédito Rural
• Educação
• Penhor 

Continua depois da publicidade

ORIENTAÇÕES PARA DECIDIR CONTRATAR UM CRÉDITO

Abaixo segue as questões que devem ser consideradas na hora de decidir pela contratação do credito.

1. Esta é uma compra planejada ou apenas um impulso?  

 Uma compra por impulso pode gerar uma obrigação financeira da qual você se arrependa em pouco tempo. Por isso, não se precipite. Pense e verifique se este é um compromisso que realmente quer e pode assumir.

Continua depois da publicidade

 

2. Quais os juros aplicados e quanto vai pagar pelo crédito?

Faça uma simulação do crédito para sabe se a parcela cabe no orçamento. Basta multiplicar o valor das parcelas pelo total de meses do contrato para conhecer o custo total da dívida que está assumindo. Dependendo do tipo de crédito, além dos juros do parcelamento, podem ser acrescentados taxas, tributos, tarifas e seguros. Verifique todos os detalhes antes de assinar o contrato.

Continua depois da publicidade

 

3. É melhor parcelar ou juntar o valor para comprar à vista?

Se o crédito é para comprar um bem, compare o total parcelado com o preço à vista. Muitas vezes a diferença é tão grande que para ficar em dia com o seu bolso é melhor escolher uma aplicação, investir o valor mensal da parcela e juntar o total para comprar à vista. 
 

Continua depois da publicidade

 

 4. A prestação cabe no seu orçamento hoje e durante todo o tempo de contrato?

Especialmente em contratos longos, de mais de 1 ano, é importante considerar que sua renda deverá cobrir todos os seus compromissos mais a parcela do crédito, durante todo o período de contrato. Aproveite qualquer rendimento extra e faça uma reserva para emergências e imprevistos. Crédito bem utilizado é uma ferramenta importante para estimular a economia. Com ele, é possível conquistar muitos sonhos, mas, para ficar tranquilo, é preciso usar com responsabilidade.

Continua depois da publicidade

 

 Cuidados para fazer do crédito um aliado.

Contrate apenas o valor que cabe no seu orçamento. Por mais tentadora que seja a oferta, honrar os compromissos assumidos é a prioridade de um orçamento equilibrado. Por isso, faça as contas antes de contratar, verifique se você pode assumir essa parcela durante todo o tempo do contrato e não se esqueça de que crédito com responsabilidade mantém as suas contas no azul.
Amigos, amigos; negócios a parte. Para manter os amigos, é melhor deixar os negócios com quem entende. Empréstimos são transações comerciais que devem ser contratadas com instituições financeiras regulamentadas. Só elas podem oferecer segurança para quem empresta e para quem toma o empréstimo.

Custos relacionados. Você fez as contas e sabe que, se apertar o cinto, a parcela até cabe no seu bolso. Mas, se você está adquirindo um bem, já considerou todos os custos complementares que ele vai gerar? Por exemplo: se for um carro, lembre-se da gasolina e da manutenção. Já um smartphone ultramoderno, que navega muito bem na internet e nas redes sociais, precisa de créditos com frequência.

Peça à instituição financeira na qual contratou o crédito todos os detalhes como:

• Número do contrato
• Saldo devedor atualizado
• Demonstrativo da evolução do saldo devedor
• Modalidade
• Taxa de juros anual, nominal e efetiva
• Prazo total e remanescente
• Sistema de pagamento
• Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos
• Data do último vencimento da operação A instituição tem 1 dia para fornecer esses dados.

As instituições são obrigadas a liberar o seu crédito para a portabilidade, mas nenhuma tem obrigação de receber o seu crédito. Isso depende de um acordo entre as partes. Ao receber o pedido de portabilidade, seu credor original pode fazer uma contraproposta e você decide se quer aceitá-la ou seguir com a operação. Faça um bom negócio Antes de escolher a portabilidade, esclareça todas as suas dúvidas. Pergunte à nova instituição sobre o valor do Custo Efetivo Total – CET – da operação que é a forma mais fácil de comparar os encargos e despesas cobrados. Verifique, também, todas as condições do novo contrato para que a transferência seja realmente vantajosa para você