A Queda dos mitos!

Fortes emoções no segmento de duas rodas! A Yamaha, eterna segunda colocada, perde o seu posto

Raphael Galante

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Este ano, no setor automotivo, independentemente do segmento, o que vamos vivenciar será uma série de quebras de mitos ou paradigmas.

Como mostramos, por exemplo, no post anterior, temos a FORD que, de eterna quarta colocada, caiu para a sexta, sendo ultrapassada pela Hyundai e Toyota.

Agora o exemplo vem do segmento de motos.

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O que acontece com o pessoal de duas rodas? Bem… o conceito que temos, é que o mercado de motos era Honda e Yamaha; depois tinha um monte de gente que era “café com leite”.

Como era o mercado de motos?

Você tinha a Honda com o seu “monopólio” de quase 80%, e na segunda posição a Yamaha, com seus 12%. Depois, quase uma dúzia de empresas que se estapeavam pelos 8% que restavam.

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Essa divisão do mercado entre Honda e Yamaha estava tão consolidada, mas tão consolidada, que nunca cogitou-se que isso fosse mudar.  Mas, o que aprendemos?

Que nunca devemos dizer nunca!

A partir do segundo semestre do ano passado, com ênfase mais forte nas vendas dos últimos meses do ano, por mais inacreditável que possa parecer, teve uma marca que “roubou” a segunda posição da Yamaha! Quem foi? Foi a xingling, oops… a Shineray!

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Se olharmos o Share dela desde janeiro do ano passado, e apurarmos com os dados de vendas até ontem, percebe-se que ela passou de um insignificante share de 0,9% para estrondosos 11,1% em janeiro deste ano! Além deles terem passado a Yamaha – a eterna segunda marca, há três décadas – ela roubou um montão de share da Honda.

SHARE jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15 jan/16
Honda 79,92% 79,88% 80,84% 80,82% 82,24% 82,01% 82,41% 80,78% 78,82% 77,33% 67,53% 66,41% 64,31%
Yamaha 13,14% 12,63% 12,06% 11,76% 10,65% 10,85% 10,57% 10,76% 10,97% 10,92% 9,90% 9,28% 10,27%
Shineray 0,92% 0,90% 0,82% 0,81% 0,72% 0,80% 0,76% 1,08% 1,75% 2,31% 6,51% 9,84% 11,08%
Outros 6,02% 6,60% 6,28% 6,62% 6,39% 6,35% 6,25% 7,38% 8,46% 9,45% 16,06% 14,47% 14,35%

Mas qual foi o milagre dela?

Usando a máxima de que: NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA… principalmente se tratando dos xinglings 😀

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E foi isso que eles fizeram! Como assim?

O mercado de motocicletas, lá no início dos anos 90, quando começou a crescer fortemente, era alicerçado em três fatores (o qual, elas, Honda e Yamaha se esqueceram um pouco da receita de sucesso). E quais eram os três pilares?

Voltando um pouco no tempo, no inicio dos anos 90, a situação da população brasileira era “meio complicada”: tivemos o confisco das poupanças – Collor, o início da URV/Real; e a ascenção das classes sociais. Como a nossa economia está “um pouco complicada”, voltamos a uma situação parecida!

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E a Shineray se aproveitou disso e usou a receita de sucesso deles, que era:

Lá nos anos 90, a Honda cresceu fortemente com a sua C100 Dream e depois com a Biz.  Além disso, teve um período de quase 5 anos que ficaram sem reajustar os preços, e o consórcio é a chave principal para atender essa camada da população que não tem acesso a crédito e, para piorar, a maioria dos bancos não faz mais financiamento para motos.

Por mais que a Shineray tenha um leque de produtos variáveis, o sucesso absoluto é a sua “cinquentinha”, produto que atende os dois primeiros itens.

E o consórcio? Não, eles não possuem administradoras como a Honda e a Yamaha que trabalham excelentemente este produto! Tirando a Honda, que é o nosso ponto fora da curva, onde ela entregou 38% da sua produção via consórcio, a Shineray encerrou o ano de 2015 com 20% de suas vendas através do consórcio, bem mais que a Yamaha com seus 16%! E, o mais legal de tudo: ELES NÃO POSSUEM UMA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO, eles vendem os seus produtos com a carta de crédito das outras administradoras! 

Essa perda da segunda posição da Yamaha é histórica! O ponto é saber o quão preparado está o pessoal da Shineray para seguir nessa toada e aguentar a pressão que virá da Honda e da Yamaha, pois pode apostar: essa pressão virá, e eles não vão deixar barato esse “sassarico” da Shineray…

O ano promete muitas emoções para o setor automotivo! Haja coração!!!

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Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva