Ano novo, vida nova! Vida nova??

Ainda não chegou a Páscoa, mas parece que algumas marcas estão se antecipando e RENASCENDO para o novo mercado automotivo. É o caso da Volkswagen

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Apita o árbitro: “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”!

Findada a primeira quinzena de janeiro (01 a 17 – 12 dias úteis), já podemos – assim como os flamenguistas -, sentir o “cheirinho” do que vem por aí!

Esta primeira quinzena serve para mostrar o que podemos esperar para este ano. O que temos até agora?

Continua depois da publicidade

Bom… neste comecinho, já foram vendidos mais de 93,7 mil carros, o que representa um crescimento de 21,9% sobre o mesmo período do ano passado, quando tivemos 76,9 mil carros vendidos.

Uauuuu…

Mas, voltando à nossa visão rodriguiana de escrever (a vida como ela é), temos que fazer alguns “senões”.

Continua depois da publicidade

O primeiro é que tivemos uma quantidade de veículos que não foram emplacadas nos últimos dias do ano passado, devido ao “ponto facultativo” que alguns DETRANS se deram. A grosso modo, estamos falando de um volume de 10 a 12 mil carros. O que diminuiria a diferença positiva de 16 mil carros para uns 5 mil.

Não devemos tomar esse começo de ano (1º quadrimestre) como uma verdade para o ano: o começo do ano passado foi muito ruim! Então, a base comparativa é fraca.  Além disso, lembremos que, só de feriados; ponte de feriados; jogos da copa, teremos quase 30 dias de folga – o que é um absurdo.

E, para complementar,  nem temos ideia de quem vai “tomar conta do Brasil” nos próximo 4 anos.

Continua depois da publicidade

O mercado este ano será positivo. Não positivo como esta primeira quinzena com crescimento de 22%, mas algo na casa de 5% a 6% – o que já será excelente!!

Mas, qual é o “cheirinho” que estamos sentido??

O que estamos percebendo – mesmo com os ajustes – é uma demanda maior por carros importados. Ou melhor, por MARCAS importadas de Luxo.

Continua depois da publicidade

Em resumo: o pessoal que habita o “mundo de caras” voltou às compras!

As marcas que mais estão se destacando são: Volvo (+68%); Audi (+58%); BMW (+38%) e Land Rover (+24%).

E nós temos que ser justos: afinal de contas, “Pau que bate em Chico, também bate em Francisco”. O grande destaque do começo deste mês é a Volkswagen! que, depois de muitos anos sofrendo no purgatório, decidiram fazer o que fazem de melhor: voltaram a trabalhar como alemães!

Continua depois da publicidade

A VW está com crescimento de 39% nas vendas, e está ganhando quase 2 pontos percentuais de Market Share, com 15,4% (contra 13,5% no mesmo período do ano passado).

E o crescimento está sendo alicerçado no novo veículo, o Polo. Se a considerarmos apenas os veículos com motorização acima do 1.0 (pois o vulgo “Onix 1.0 de locadora” é imbatível), a marca já emplacou quase 2,7 mil carros contra 2,3 mil do segundo colocado, que é o Onix. Basicamente de todos os Hatches pequenos desta categoria, quase 20% é de Polo. Seu eu somar: Fox, Gol e Polo, a VW vende 40% de todos os carros deste segmento!

E isso sem levar em consideração que a versão automática do Polo ainda não chegou.

Soma-se que a VW terá já mês que vem o seu novo sedan, o Virtus, o que manterá o ritmo forte da marca até o final do ano.

Acho que a estadia no purgatório, fez bem para o pessoal da VW. Eles só precisavam fazer o básico, ser o que eles são: trabalhar como alemães!

 

 

E ai? O que achou? Dúvidas? Me manda um e-mail aqui!

Ou me segue no Facebook aqui

 

=)

Autor avatar
Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva