Publicidade
Caros leitores, digníssimas leitoras,
Acabaram as festas de carnaval e entramos na perspectiva de o Brasil voltar a trabalhar! E, na tumultuada dinâmica do mercado automotivo, “com muita sorte” encerraremos este ano com um crescimento muito pífio (o que eu não acredito)!
Já nesse começo de ano, notamos que algumas fábricas já estão dando “um break” na sua produção. Tivemos neste mês anúncios de GM,
Continua depois da publicidade
Peugeot e VW, que pararam as suas plantas por diversos motivos: adequações de produto, normalização de estoque ou adequação à nova realidade de vendas.
Como diria Arnaldo, “A regra é clara!”: se o crédito está rarefeito e as locadoras anunciaram aos quatro ventos que estão puxando o freio de mão nas suas compras, vai começar sobrar carro no pátio de algumas montadoras.
Mas, apesar dos pesares, parece que a eletrificação dos veículos no mercado brasileiro continua acelerada!
Continua depois da publicidade
O ponto chave que estamos celebrando é que a participação de mercado dos carros eletrificados já ultrapassou (com folga) a mítica marca dos 3%. Com o 1º bimestre quase acabando, mais de 3,5% de todos os carros vendidos foi de eletrificados.
Ou seja, já são mais de 30 marcas operando com esse tipo de motorização no Brasil!
No mês de janeiro, tivemos mais de 4,46 mil carros vendidos contra 2,51 mil em janeiro de 2022, gerando um crescimento de 78%.
Continua depois da publicidade
O mercado total apresentou evolução de 11,8%. Ou seja, o mercado de carros eletrificados no primeiro mês do ano cresceu quase 7 vezes mais do que a média do mercado.
Neste quase findado mês de fevereiro, o mercado de carros eletrificados deverá ser de aproximadamente 4,25 mil unidades e registraremos evolução próxima a 25% sobre o mesmo período do ano passado.
Um ponto que sempre gostamos de ilustrar é comparar o tamanho do mercado de carros eletrificados com outras marcas.
Continua depois da publicidade
Hoje, esse mercado é maior do que a Nissan vende no mercado doméstico. Ou então, é equivalente ao que a Honda mais a Volvo vendem juntas. Se você quiser fazer um “catadão”, o mercado de carros eletrificados é maior do que as vendas agrupadas de Ford, CAOA Chery, Mitsubishi e BMW.
A grande responsável por essa popularização foi a Toyota, com o sucesso dos seus modelos Corolla e Corolla Cross. Por isso, a Toyota é a líder absoluta do mercado de carros eletrificados, com 30% de share.
Mas a grande surpresa deste ano é ver que, na briga pela medalha de prata neste mercado, estão empatadas Volvo (15,99%) e CAOA Chery (15,96%).
Continua depois da publicidade
A Volvo não tem o que falar: ela provavelmente será a primeira marca a eletrificar toda sua linha. A grande surpresa é ver o rápido processo de eletrificação dos carros CAOA Chery.
Tanto que, quando fazemos um top 5 dos carros eletrificados mais vendidos, o Tiggo 8 e o Tiggo 5X aparecem na 4ª e 5ª posição, respectivamente. As duas primeiras posições são da Toyota (Corolla Cross e Corolla) e a 3ª posição é do Volvo XC60.
O que parece é que o mercado de carros eletrificados “se descolou” da indústria e está caminhando por conta própria.
Além disso, parece que vem vindo um quarto raio lá pelos lados do grupo CAOA Chery…
E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.
Ou me segue lá (onde sou menos perdido) no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.
You must be logged in to post a comment.