Depois da Tempestade, a bonança!

O ano começou para o setor automotivo da melhor maneira possível! Crescimento nas vendas de dois dígitos em todos os setores! 

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Caro leitor, digníssima leitora: depois de um longo e tenebroso inverno que perdurou por anos, onde eu era, basicamente, nada mais que um “escriba do mau agouro”, enfim chegou o momento da redenção!

Depois de vagar por 4 anos no limbo/purgatório, publicando noticias do “caos automotivo” que vivemos, chegou o momento de virarmos a chave. Vamos lá!

Sei que é só o início do ano, mas o cenário para este  é bem promissor! Pela primeira vez há muito tempo atrás, todos os setores (da indústria automotiva) cresceram.

Continua depois da publicidade

Vamos lá:

No mercado de caminhões – que é um dos principais termômetros da VOLTA da atividade econômica – o crescimento foi de 57%. Foram vendidos neste mês, quase 4,6 mil caminhões contra 2,9 mil em janeiro de 2017. Outro ponto importante do setor de pesados foi o aumento na venda de ônibus, que também registrou evolução de quase 58%. Foram 1.115 ônibus contra 707 sobre o mesmo período do ano passado.

A demanda por estes veículos reforça, ainda mais, que ESTÁ ocorrendo uma melhora (significativa) da atividade econômica. Lógico que não era como no passado… vai demorar um tempão para voltarmos até lá. Mas estamos no caminho certo.

Continua depois da publicidade

Outro mercado que estava mais chutado do que cachorro morto, era o setor de motocicletas. Eles estavam há seis anos com queda consecutiva de vendas. Neste ano o mercado de motos (vulgarmente conhecido como: “O que a Honda vende e o resto”) chegou na marca de 77 mil motocicletas vendidas! Evolução de 14% sobre as 67,6 mil de janeiro de 2017.

Qual o motivo deste crescimento?

Basicamente são dois. O primeiro é o crédito, que já falamos aqui (e como somos preguiçosos, não vamos falar novamente). O segundo é a substancial melhora no índice de confiança do consumidor. Segundo a FECOMERCIO/SP, o seu índice atingiu a marca de 117 pontos, que é o melhor resultado dos últimos 40 meses. O índice ainda “deve melhorar”, mas o consumidor está mais apto para fazer investimentos e/ou compras. E isso reflete na demanda por veículos.

Continua depois da publicidade

 

 

Entrando na parte de automóveis, vamos começar por usados.

Continua depois da publicidade

O mercado de usados deve ter comercializado neste janeiro, 870 mil veículos contra 827 mil de janeiro do ano passado, crescimento de 5%

E o mercado de novos?

O mercado de novos fechou o mês com 22,3% de crescimento, foram 175,5 mil carros vendidos contra 143,5 mil de 2016.

Continua depois da publicidade

O destaque do mês está por conta da VW! A sexagenária deu um pau nas “novinhas” e cresceu mais de 45%. A marca teve um desempenho “arrasa quarteirão”. Com o início das vendas do Virtus (agora em fevereiro), o fôlego se mantem para este ano. Marcas de luxo também se deram bem (eles estão no “outros” do gráfico abaixo).

 

 

Quando entramos no detalhe para saber o que o consumidor está comprando, fizemos um TOP 25 para saber quem está vendendo o quê.

O primeiro (e isoladíssimo) lugar continua com GM Onix, o carro preferido das locadoras. As vendas dele neste mês foram de 16 mil unidades, mais que o dobro do segundo colocado – o Ford KA –  que vendeu 7,7 mil veículos. Se o folego das locadoras, como a Localiza e Movida, continuarem, o ONIX não perderá o seu posto de número 1 tão cedo!

Mas os destaques são: O recém-chegado VW/Polo já está no TOP4. Assim como Fiat/Argo no TOP10. O mercado de SUV brasileiro é o “El Dorado” de toda montadora. O Jeep Compass foi o décimo carro mais vendido, com crescimento de 47% sobre o ano passado. Renault/Kicks, quase 70% de crescimento e o Hyundai Creta com evolução de quase 150% (o que foi isso, gente??)

 

 

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui!

Ou me segue lá no Facebook aqui!

 

=)

Autor avatar
Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva