Publicidade
Atenção nos detalhes. Cada palavra será lida e relida. Barbas bem cortadas, ombros duros e maxilares travados. O café esfria enquanto o suor desce. Tensão no ar ao redor da mesa da OPEP+ (figurativamente falando, claro, a reunião foi online – novo normal, né gente, #homeoffice). Os membros decidem manter tudo igual, sem evolução na produção de barris, mas a Arábia Saudita e a Rússia, comunicam que pretendem manter os cortes voluntários de 1.3 milhões de barris por dia até dezembro, para “apoiar a estabilidade do mercado de petróleo”. Uso curioso para a palavra “estabilidade”. Mas, como é muito difícil confiar em certas pessoas, a reunião mal tinha acabado e o Putin já estava falando que estava repensando aquela ideia de exportar diesel. Junte isso aos dados mais fracos de demanda de gasolina e o Brent caiu 5.65%. Parem a av. Paulista! É festa no mercado!
Ainda pela manhã, tivemos mais dados de emprego nos EUA. Terça tivemos JOLTS (mais forte que o esperado) mas ontem tivemos ADP (mais fraco que esperado) – arrisco a dizer que o erro está no “esperado”. Mas vamos à tira teima: Amanhã temos mais um dado de emprego: Non-Farm Payroll. Entre petróleo em queda (principalmente por atividade mais fraca) e emprego também mais fraco (ADP), foi juros pra baixo, bolsa pra cima, grito pra fora e álcool pra dentro! É o gato de Schrödinger do mercado. Menos petróleo, mas fica mais barato, porque temos menos atividade e mais desemprego, aí temos menos juros e colocamos mais risco na carteira. Se é pra fazer paralelos entre física e mercado (bem na semana que a teoria da relatividade restrita completa 118 anos), eu só digo uma palavra: Entropia.
Vale também acompanhar o VIX e o MOVE devolvendo parte do movimento de terça, o Lira empurrando o PL4173 de tributação dos fundos exclusivos e offshore algumas semanas (sem conflito de interesses, tá?) e o Congresso americano (ok, um congressista americano) pedindo pro Trump ser o próximo Speaker da casa. Tecnicamente qualquer americano pode ser, contanto que seja aprovado por votação na casa, mas nunca um não-congressista foi. Trump disse que não queria, mas…
Continua depois da publicidade
Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui

 
                        
You must be logged in to post a comment.