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Se você deseja ter uma carreira de sucesso, é prudente avaliar seu chefe. Um líder ruim não dá feedbacks ou o faz de maneira inapropriada, deixa as pessoas inseguras e sem saber qual direção seguir. Não é claro nas decisões, e isso gera no time muita insegurança, ansiedade e receio de errar.
A causa disso é que ele não sabe o que fazer para ser um bom líder. Portanto, você precisa avaliar se ele possui as características de um bom chefe.
Entre as muitas características, três se destacam:
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Ser capaz de esclarecer quais os propósitos da empresa, do departamento e das tarefas sob sua responsabilidade. Quando o líder faz isso, gera clareza, direção segura e confiança em seus funcionários. A ausência disso faz as pessoas pensarem que a empresa existe somente para gerar dinheiro para os acionistas.
Usar os valores e as crenças da empresa na tomada de decisões. É muito seguro um líder falar sobre os valores. Dificilmente alguém será contrário à ética, ao respeito e à justiça, por exemplo. Entretanto, você pode ter a seguinte crença para justiça: “oportunidades iguais para todos”. Mas, para a empresa, justiça pode significar: “oportunidades maiores para quem entrega mais”. Portanto, companhia e funcionários podem ter valores iguais e crenças diferentes. O bom líder esclarece as crenças e toma as decisões com base nelas.
Por último, um gerente sabe que, para que a empresa cresça, precisa formar novos líderes. Ele toma para si essa tarefa, e tem consciência de que essa é sua função mais relevante na companhia.
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Em vista disso, tão importante quanto receber feedbacks de seu chefe é você ter critérios para avaliá-lo. Sua carreira pode estar em um caminho sem saída, não porque você é incapaz de desenvolver-se, mas porque seu gerente pode ser um obstáculo intransponível.
Bons líderes formam bons líderes, não seguidores. Seja um bom líder de sua vida e de sua carreira.
Vamos em frente!