Tucupi? Tacacá? Só em Belém do Pará!

Belém, Pará. Vai aí um pato no tucupi? Prefere açaí na tigela? Suco de bacuri, cupuaçu ou taperebá ? Ah, bolinho de Piracuí com doce de Uxi! Ai papai, parece língua de outro país! Axí credo, né não! Trata-se do vocabulário de uma das mais autênticas cidades do Brasil: Belém. Do Pará, os chefs badalados […]

Paulo Panayotis

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Belém, Pará. Vai aí um pato no tucupi? Prefere açaí na tigela? Suco de bacuri, cupuaçu ou taperebá ? Ah, bolinho de Piracuí com doce de Uxi! Ai papai, parece língua de outro país! Axí credo, né não! Trata-se do vocabulário de uma das mais autênticas cidades do Brasil: Belém. Do Pará, os chefs badalados trazem munição única, orgânica para deliciar a imaginação dos gourmets mundo afora. Descobriram agora o que os Carajás e Jurunas já sabem há séculos: que o Pará tem gosto de Brasil.
dsc00759jpg
Açaí com farinha e tapioca: o verdadeiro!

Já estive várias vezes na capital paraense. E sempre quero voltar. O povo, a culinária e o clima, por si só, justificam o retorno constante, inconteste, incondicional.
dsc00643jpg
Avianca chega finalmente ao mercado norte do País: voo inaugural foi no dia 20 de junho
Ainda mais agora que a Avianca passa a voar direto e diariamente para aquelas terras – e águas – tropicais.
batismo_voo_belem_do_para_aviancaBatismo: primeiro voo da Avianca chega ao aeroporto de Belém
A modernidade dos jatos A320neo, novinhos em folha, contrasta com os ares e mares paraenses. Em pouco mais de três horas, você sai de uma megalópole como São Paulo, ou da capital da República, Brasília, e tem o privilégio de pousar na “obra prima da Amazônia”. Só sabe quem por lá já esteve.
dsc00741jpg
Peixe “filhote”ao molho de maracujá e jambu: deliciosamente tropical

Saborear um “filhote”, peixe típico amazônico, no Mangal das Garças.Tomar um sorvete na Cairu, eleita a melhor sorveteria brasileira há alguns anos ou se deliciar um uma tigela no Point do Açaí não é para todos.
dsc00734
Point do Açaí: delícias paraenses em um casarão centenário que já foi até prostíbulo
Apenas quem já esteve em Belém do Pará sabe do gosto, do aroma e do prazer que é! Passear pela Estação das Docas, antigo porto fluvial com estrutura inglesa, restaurado, à beira do rio Guamá.
dsc00964jpg
Estação das Docas: sucesso entre turistas e moradores

Sentar-se e curtir um brasileiríssimo pato no tucupi antiga receita indígena. Depois, uma bela cerveja artesanal local, que tal?
dsc00928
Fachada da Basílica de Nazaré: fé aos milhões

Sem falar na maior demonstração de religiosidade católica da América Latina, o Círio de Nazaré que todos os anos, em outubro, arrasta milhões de fiéis em uma procissão que mistura o profano e o sagrado.
dsc00948
A fé move fieis: milhares de fitas agradecem graças alcançadas

E a ilha de Marajó? Consegue imaginar búfalos na região amazônica? As praias desertas e quase intocadas de Soures e Joanes na maior ilha fluvial brasileira? Comprar pirarucu, o bacalhau brasileiro, nas barraquinhas do Mercado Ver-o-Peso?  
Assista aqui mais sobre Belém, a capital dos cheiros, cores e sabores
dsc00960jpg
Mantas de pirarucu à venda no mercado Ver-o-Peso

Então, o que você está esperando para conhecer a mais encantadora, curiosa e saborosa cidade brasileira?
dsc00748jpg
Chapa mista do Point do Açaí: camarões, peixes e carnes regionais

Como diriam os “belenenses”, a cidade é só o creme, mano! Ainda em dúvida? Olha que pau te acha!
dsc00889
Guarás vermelhos e marrecos selvagens no Mangal das Garças: natureza plena e livre
dsc00997

Fotos: Divulgação/ Paulo Panayotis/Adriana Reis
dsc00929
Jornalista Paulo Panayotis viajou a convite da Avianca Brasil e se hospedou no Holliday Inn Express Ananindeua do grupo IHG.

Tópicos relacionados