Publicidade
SÃO PAULO – Hoje começa a Global Money Week (GMW), uma campanha anual promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a conscientização global sobre a importância da educação financeira para crianças e jovens.
O objetivo principal da GMW é garantir que crianças e jovens se tornem cada vez mais financeiramente conscientes e adquiram os conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e, por fim, alcançar um bom desempenho financeiro em suas vidas.
Durante a GMW, organizações públicas, privadas e ONGs trabalham juntas para organizar diferentes tipos de atividades buscando despertar o entusiasmo dos jovens em torno da educação financeira.
Continua depois da publicidade
Diversas atividades online, como workshops de educação financeira, visitas online a bolsas de valores em todo o mundo e até jogos de educação financeira são promovidos.
Desde 2012, a Global Money Week já impactou mais de 40 milhões de jovens em 175 países! Afinal de contas, o quão importante é desenvolver educação financeira desde cedo em nossas vidas?
Há alguns meses escrevi aqui na coluna um texto sobre a importância de ensinarmos aos nossos filhos o verdadeiro valor do dinheiro.
Nesse texto, eu mostro como o ensino da educação financeira para crianças e jovens deve ser pautado na formação de um relacionamento financeiro positivo e equilibrado com o dinheiro.
Continua depois da publicidade
Educação financeira é muito mais do que aprender tecnicamente sobre taxa de juros, renda fixa ou renda variável. Essa, na verdade, é a parte fácil. O processo de educação financeira está fortemente atrelado ao autoconhecimento e ao autocuidado do indivíduo.
O tema da GMW de 2021 é “Cuide de si mesmo, cuide do seu dinheiro”. Esse tema, ligado ao autocuidado, chega em um momento crítico e necessário.
Numa pesquisa realizada pela XPEED em parceria com o Instituto Locomotiva, em novembro de 2020, foi identificado que quadro em cada dez brasileiros se sentem culpados e ansiosos quando o assunto é dinheiro.
Continua depois da publicidade
Saiba mais:
Como começar sua vida financeira? Aprenda a investir com o curso de educação financeira para jovens
Cerca de 46% afirmam ter frequentemente ansiedade em relação à sua situação financeira e chegam a adiar as suas decisões financeiras por medo de encarar as próprias finanças.
Sabendo disso, fica clara a importância de ensinarmos valores e equilíbrio emocional a uma criança. E que, antes de qualquer conhecimento técnico, ela precisa aprender a esperar, a desenvolver paciência.
Continua depois da publicidade
Ela também precisa aprender sobre a sua vocação. Educação financeira é sobre fortalecer os seus talentos e saber usá-los para o seu bem-estar financeiro. É sobre saber o seu valor e cobrar de forma correta pelo seu trabalho.
Educação financeira é sobre aprender a gastar.Compreender o que é que nos empurra em direção a um determinado gasto é essencial. Como um jovem gasta o seu dinheiro?
Ostentar um padrão de vida que não se tem não é nada saudável. Você quer que seu filho viva sua vida adulta em uma espécie de “fraude existencial”?
Continua depois da publicidade
Educação financeira é sobre saber o que se quer. Quando você sabe o que quer, seus gastos serão orientados para atingir aquilo.
É também sobre desenvolver a capacidade de poupar de forma consistente, mês após mês, anos após ano. É aprender a ser responsável com os seus recursos. Honrar os seus recursos. Não me refiro só a dinheiro.
Precisamos ensinar a próxima geração a saber honrar seus recursos melhor do que a nossa geração está fazendo.
Quando você usa mal o seu tempo, você não está honrando os seus recursos. Quando você está desperdiçando água ou comida, ou quando você não está cuidando da sua saúde ou dos seus relacionamentos, você não está honrando seus recursos.
Agora você entende por que educação financeira é sobre autocuidado? Participe da Global Money Week e cuide de si, e do seu dinheiro.