Publicidade
Você já evitou abrir seu extrato bancário? Deixou de olhar no app do seu banco quanto você tinha na conta, ou quanto seria a fatura do cartão de crédito?
Você sente ansiedade enquanto lê isso e, na verdade, tem até dificuldade para dormir ou para se concentrar no trabalho por causa da sua situação financeira?
Se sim, você pode sofrer do que a Psicologia do Dinheiro chama de “fobia financeira”, uma condição psicológica cujo principal sintoma é uma espécie de medo paralisante de lidar com as finanças.
Continua depois da publicidade
Esse medo é tão forte que a pessoa sequer consegue acompanhar suas contas e seu extrato bancário, por exemplo.
Mas o que causa a fobia financeira? Normalmente, esse tipo de fobia se desenvolve a partir de experiências negativas que tivemos com o dinheiro, principalmente na nossa infância.
Não importa se você foi criado com muito ou com pouco, a fobia financeira está mais relacionada às associações negativas que você fez com o dinheiro.
Continua depois da publicidade
Você pode ter sido criado em berço de ouro. Mas, se sua família brigava muito por dinheiro, você pode ter desenvolvido uma associação traumática e inconsciente.
Se seus pais estavam constantemente preocupados e ansiosos com as finanças, isso pode ter afetado a maneira como você lida com suas preocupações e ansiedades com o dinheiro. No fim, são os padrões que o seu cérebro cria desde cedo e ficam enraizados como crenças.
Se você tem alta ansiedade ou fobia financeira, você não está sozinho. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificou que quase metade da população daquele país apresentava alta ansiedade financeira e alguns sintomas de fobia financeira.
Continua depois da publicidade
Aprenda os conceitos iniciais sobre finanças e comece a investir
Sendo uma condição psicológica grave, a fobia financeira também gera sintomas físicos, como aceleração dos batimentos cardíacos e até tontura e enjoo.
A fobia financeira também é devastadora para a sua saúde financeira. Nessa mesma pesquisa, foi identificado que mais de 20% da população inglesa sofre de um estágio avançado de fobia financeira, o que a torna incapaz de administrar suas finanças.
Continua depois da publicidade
Na prática, a pessoa não consegue lidar com questões cotidianas do dinheiro, acaba se sentindo culpada, ansiosa e entediada quando precisa lidar com seu saldo bancário ou quando precisa pagar uma conta.
Não deveria ser assim, certo? Lidar com suas finanças deveria ser algo menos penoso. Até porque, se você deixa de acompanhar a sua vida financeira, pode correr vários riscos!
Se você não verifica seus extratos bancários, por exemplo, está arriscando deixar contas em descoberto. Você pode se esquecer de pagamentos importantes. Você pode ser cobrado(a) por taxas erradas ou até ser vítima de fraudes e nem perceber.
Continua depois da publicidade
Caso você não monitore as suas contas, fica muito difícil economizar e investir o seu dinheiro para realizar sonhos e se preparar para um futuro melhor, certo? Pior ainda, você pode estar com dívidas e nem saber!
Mas o que fazer se você tiver alta ansiedade ou mesmo fobia financeira? O primeiro passo para lidar com sua fobia é admitir que ela existe. Reconhecer que você tem medo vai te ajudar a desenvolver um plano para superar este medo.
Então faça esse plano! Depois de reconhecer o medo, encare-o. No início, pode ser difícil. Mas, a cada pequeno passo que der, você construirá uma relação saudável com suas finanças.
Ficar acordado à noite e se preocupar com dinheiro não fará com que ele apareça como mágica na sua conta bancária. Tampouco vai fazer você finalmente decidir economizar para sua aposentadoria.
Em vez disso, aprender como acalmar seus nervos, medos e se sentir confiante em suas escolhas financeiras é uma questão de educação, ação e respeito com o seu dinheiro e consigo mesmo.
Ao encontrar maneiras proativas de acompanhar suas finanças, você descobrirá que o sentimento de ansiedade que surge ao verificar seu saldo bancário vai se dissolvendo enquanto você constrói maior controle e confiança.
Como dizia o ex-presidente americano Abraham Lincoln, “tenha em mente que sua própria decisão para atingir o sucesso é mais importante do que qualquer outra coisa”.
Encare o medo, faça isso por você e acredite: é mais fácil do que você pensa!