106 anos de carros: saiba mais sobre a história do Salão de Detroit

Durante a Segunda Guerra Mundial os organizadores não puderam realizar o evento

Publicidade

SÃO PAULO – Começou nesta segunda-feira (14), nos EUA, um dos mais importantes salões de automóveis do ano, o de Detroit, que se estande até o dia 27 de janeiro. Confira um pouco sobre a história do salão que já é realizado a mais de um século.

Primeiros passos
O primeiro Salão de Detroit foi realizado em dezembro de 1907, no Riverview Park e organizado pela DADA (Detroit Area Dealer Association). Na época, o evento contou com a participação de 17 expositores. Com o passar dos anos, o show se tornou cada vez mais popular e cresceu, mudando-se para novos locais, como o Light Guard Armory on Eight Mile e o Michigan State Fairgrounds.

Durante os anos de 1941 e 1953, não foram realizados nenhum salão do automóvel, pois por conta da Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos proibiu a venda e entrega de veículos novos.

Continua depois da publicidade

Em 1957, o salão passou a abrigar fabricantes internacionais, como Volvo, Mercedes-Benz, Jaguar e Porsche. Oito anos depois, o evento se mudou para a sua atual localização, o  Cobo Conference/Exhibition no centro da cidade de Detroit.

Anos 80
Entre 1987 e 1988, o Cobo Hall estava passando por expansão e o Detroit Auto Show recebeu apoio do DADA para poder se igualar aos grandes salões internacionais de Frankfurt, Genebra, Paris e Tóquio; então, um vídeo promocional foi preparado  e apresentado para os fabricantes de carros, como a General Motors, Ford e Chrysler.

Uma chave importante para o reconhecimento internacional foi a presença de meios de comunicação estrangeiros, o que atraiu empresas asiáticas como a Toyota, Nissan, Hyundai, Mitsubishi, Acura, entre outros. Em 1989, o evento passou a fazer parte do NAIAS (North American International Auto Show), um comitê que investiu na divulgação do show pela imprensa.

Continua depois da publicidade

Nos anos de 19995 e 1996 foram estreados os prêmios NACTOY (North American Car and Truck of the Year) e TMQDA (Time Quality Dealer Award), da publicação TIME Magazine.

Anos 2000
Em 2000, os visitantes do Salão de Detroit passaram a ter assistência de hotel e transporte e dois anos depois, o site oficial do evento registrou mais de 6 milhões de visitantes únicos. Em 2007, o show comemorou seu centenário com uma homenagem do serviço de Correios americanos, onde foram lançados uma edição limitada de envelopes e carimbos postais do evento.

O show pode acompanhar ao longo dos anos a introdução de cada vez mais carros no mercado, sendo que no ano passado, foram revelados mais de 40 automóveis.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.