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Depois de anunciar a suspensão das emissões de passagens aéreas e pacotes com previsão de embarque de setembro a dezembro deste ano, a 123Milhas passou a contornar o problema com reembolso em forma de vouchers.
Segundo a empresa, os vouchers serão usados para consumo dentro da plataforma para os clientes com viagens marcadas a partir de setembro e para os com embarques a partir de janeiro de 2024.
Em comunicado oficial, a empresa que comercializa produtos de viagem e turismo informou que a suspensão dos serviços ocorreu devido à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, como “a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada”.
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A linha Promo, afetada pela suspensão anunciada na sexta-feira (18), vendia bilhetes e pacotes a valores mais baixos aos clientes, exigindo deles flexibilidade de 24 h na data e no horário de embarque na ida e na volta da viagem — modalidade comum em agências de viagem.
Agora, os valores pagos pelos clientes que adquiriram produtos da linha pr0mocional com embarque previsto para setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano serão integralmente devolvidos em vouchers, com correção monetária de 150% do CDI — acima da inflação e dos juros de mercado. Os vouchers poderão ser usados por qualquer pessoa para a compra de outros produtos da 123Milhas.
O Procon-SP notificou a empresa na manhã desta segunda-feira, pedindo por maiores detalhes quanto às “condições econômicas adversas” citadas pela empresa, quando elas configuraram, o que foi feito desde então para atender os consumidores que seriam impactados, a quantidade de impactados, as opções além dos vouchers oferecidos como devolução e, especialmente, como está sendo feito o atendimento de todas as pessoas atingidas – uma vez que muitos já entraram em contanto com o Procon alegando que a 123Milhas não responde aos contatos.
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A suspensão da emissão de passagens também levou a 123Milhas a entrar na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga pirâmides financeiras com criptomoedas. Órgãos de Defesa do Consumidor também monitoram a empresa para resguardar os direitos dos clientes afetados.
Confira, a seguir, como solicitar o seu reembolso:
1) Onde devo solicitar meu voucher?
O consumidor deve solicitar vouchers no site da 123Milhas, na aba Promo123, ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.
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2) Até quando os vouchers ficarão disponíveis para uso?
Os vouchers poderão ser usados em até 36 meses, a partir da data de solicitação.
3) Quem pode usar os vouchers?
O mecanismo pode ser usado por qualquer pessoa na compra de outros produtos da 123Milhas.
4) Por que estou recebendo meu crédito em mais de um voucher?
Segundo a 123Milhas, os vouchers foram divididos para possibilitar ao cliente diferentes tipos de compra. Dessa forma, o cliente tem mais flexibilidade e liberdade de escolha do que com um só voucher no valor total. Exemplos:
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- Um pedido separado para cada passageiro
- Um pedido com o trecho da ida e outro com o trecho da volta
- Um pedido para hotel separado do pedido de passagem aérea
5) O valor dos vouchers está sendo parcelado pela 123milhas?
Há relatos de que a 123Milhas está parcelando o valor total do reembolso aos clientes, que só vão receber o valor total (em forma de vouchers) ao fim das parcelas. O InfoMoney questionou a empresa sobre o assunto e aguarda um posicionamento.
6) Posso solicitar o valor das passagens em dinheiro em vez de voucher?
Não. A 123Milhas só deixa ao consumidor a opção de receber integralmente o valor pago por meio de vouchers.
7) Minha passagem já foi emitida. Ela será cancelada?
Não. Se você recebeu sua passagem, localizador ou e-ticket, sua viagem está confirmada.
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8) Meu embarque está marcado para 2024, mas ainda não recebi as passagens. O que devo fazer?
A 123Milhas orienta, neste caso, que o passageiro solicite seus vouchers, clicando aqui.
9) Tenho outro produto da 123Milhas. Devo me preocupar?
Não. Segundo a empresa, todos os demais produtos da 123Milhas permanecem sem nenhuma alteração.
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