95% dos celulares Android com desbloqueio por padrão não estão seguros

Pesquisa descobriu uma forma de desbloquear quase todos esses celulares em 5 tentativas

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo publicado no Reino Unido descobriu que só são necessárias 5 tentativas para desbloquear 95% dos smartphones Android que usam padrão de desbloqueio por desenho. Esse formato de bloqueio de tela é usado por cerca de 40% dos usuários de celulares com o sistema operacional do Google.

Realizado por pesquisadores da Lancaster University, o estudo descobriu que o uso de software que analisa os movimentos das mãos por meio de vídeo. Em segundos de análise, o programa gera algumas possibilidades de padrões, dentro das quais provavelmente se encontra o correto.

A intenção da pesquisa foi comprovar que mesmo formas complexas de padrões de bloqueio podem não ser seguras, principalmente quando os aparelhos são usados para transações como compras e acesso a dados bancários.

Continua depois da publicidade

Os especialistas descobriram, inclusive, que padrões teoricamente mais difíceis são ainda mais facilmente rastreáveis pela plataforma, porque as possibilidades geradas são limitadas. Dos padrões considerados complexos, apenas um não foi descoberto na primeira tentativa.

Também na primeira opção gerada foram descobertos 87,5% dos padrões considerados medianos e 60% dos considerados fáceis.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney